FAB realiza primeiro lançamento de carga pesada por extração com o KC-390

Método consiste na extração da carga do interior da aeronave por meio de um paraquedas
Carga lançada por extração do KC-390 pesava em torno de 1,5 tonelada (FAB)

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (27), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que concluiu, na semana passada, o primeiro lançamento de carga pesada por extração com a aeronave multimissão KC-390 Millennium. O teste foi conduzido por uma tripulação composta por instrutores da Embraer e militares dos Esquadrão Zeus e Esquadrão Gordo da FAB.

A ação envolvendo o KC-390 FAB-2857 partiu da Base Aérea de Campo Grande (MS) e seguiu em direção a Zona de Lançamento Metelo, uma área próxima a capital do Mato Grosso do Sul onde as forças armadas realizam ensaios de lançamentos de cargas e outros treinamentos militares. De acordo com a FAB, o objeto arremessado em voo pela aeronave pesava em torno de 1,5 tonelada.

A FAB acompanhada de técnicos da Embraer já havia executado anteriormente testes de lançamento de cargas por extração, mas com artefatos menores e mais leves. O método de arremesso de volumes pela porta traseira, como o próprio nome indica, consiste na extração da carga do interior da aeronave por meio de um paraquedas, que também suaviza a descida do objeto até o solo.

O KC-390 já havia executado o lançamento por extração com cargas menores e mais leves (Embraer)

O novo teste foi mais uma oportunidade para a FAB e a Embraer verificarem as capacidade do sistema de manuseio e lançamento de cargas do KC-390, que pode realizar a tarefa de forma totalmente automatizada. Não só isso, é necessário apenas um único operador (loadmaster/mestre de cargas) para gerenciar toda a atividade.

Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, o Major Aviador Daniel Souza comentou sobre a importância da capacidade de lançamentos de suprimentos a partir do novo cargueiro. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários.”

Total
0
Shares
Previous Post

Ucrânia vende “picadinhos” de caça russo abatido para angariar fundos

Next Post

Boeing confirma o 777X apenas em 2025 e pausa produção até 2023

Related Posts
Total
0
Share