FAB realiza primeiro lançamento de carga pesada por extração com o KC-390

Método consiste na extração da carga do interior da aeronave por meio de um paraquedas
Carga lançada por extração do KC-390 pesava em torno de 1,5 tonelada (FAB)

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (27), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que concluiu, na semana passada, o primeiro lançamento de carga pesada por extração com a aeronave multimissão KC-390 Millennium. O teste foi conduzido por uma tripulação composta por instrutores da Embraer e militares dos Esquadrão Zeus e Esquadrão Gordo da FAB.

A ação envolvendo o KC-390 FAB-2857 partiu da Base Aérea de Campo Grande (MS) e seguiu em direção a Zona de Lançamento Metelo, uma área próxima a capital do Mato Grosso do Sul onde as forças armadas realizam ensaios de lançamentos de cargas e outros treinamentos militares. De acordo com a FAB, o objeto arremessado em voo pela aeronave pesava em torno de 1,5 tonelada.

A FAB acompanhada de técnicos da Embraer já havia executado anteriormente testes de lançamento de cargas por extração, mas com artefatos menores e mais leves. O método de arremesso de volumes pela porta traseira, como o próprio nome indica, consiste na extração da carga do interior da aeronave por meio de um paraquedas, que também suaviza a descida do objeto até o solo.

O KC-390 já havia executado o lançamento por extração com cargas menores e mais leves (Embraer)

O novo teste foi mais uma oportunidade para a FAB e a Embraer verificarem as capacidade do sistema de manuseio e lançamento de cargas do KC-390, que pode realizar a tarefa de forma totalmente automatizada. Não só isso, é necessário apenas um único operador (loadmaster/mestre de cargas) para gerenciar toda a atividade.

Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, o Major Aviador Daniel Souza comentou sobre a importância da capacidade de lançamentos de suprimentos a partir do novo cargueiro. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários.”

Previous Post

Ucrânia vende “picadinhos” de caça russo abatido para angariar fundos

Next Post

Boeing confirma o 777X apenas em 2025 e pausa produção até 2023

Related Posts