KC-390 e o 14-Bis “voam” juntos pela primeira vez

Maior aeronave já desenvolvida no Brasil transportou uma réplica do pioneiro avião de Santos Dumont até Brasília na semana passada
A réplica do 14-Bis é desembarcada do KC-390 (FAB)

Um encontro simbólico ocorreu na quinta-feira (22) na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) foi convocado para uma missão especial, transportar uma réplica do 14-Bis, primeira aeronave mais pesada que o ar a voar por seus próprios meios, em outubro de 1906.

O 14-Bis, que pertence ao Museu Aeroespacial (MUSAL), foi levado pelo maior avião já desenvolvido no Brasil até a Base Aérea de Brasília, onde fará parte das comemorações pelo aniversário de 150 anos de Alberto Santos Dumont, o pioneiro inventor brasileiro, considerado o “Pai da Aviação”.

Para isso, o MUSAL está disponibilizando parte do seu acervo relacionado à Santos Dumont e que será usado nos eventos que marcam a data, em 20 de julho. Um delas será a exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação” com 150 imagens, peças exclusivas, maquetes e réplicas do invento. O evento acontecerá entre 28 de junho e 30 de julho no Salão Negro do Congresso Nacional.

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“Em paralelo a esse momento, o MUSAL vem realizando várias reformas e melhorias de seus espaços expositivos, em particular, visando o grande evento alusivo aos 150 Anos de Santos Dumont e aos 50 Anos do Museu, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho. Nesses dias, também ocorrerá o tradicional ‘Portões Abertos’, evento com entrada gratuita com várias atrações e atividades programadas, a exemplo da exposição da réplica da aeronave F-39 Gripen, demonstrações aéreas, destacando a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas da Instituição”, disse a Força Aérea.

O KC-390 pesa quase 320 vezes que o 14-Bis (FAB)

Avião pioneiro e o gigante KC-390

Mais de um século separa o voo pioneiro do 14 Bis da decolagem inaugural do KC-390, da Embraer. O avião de Santos Dumont decolou do Campo de Marte, em Paris, em 23 de outubro de 1906 enquanto o cargueiro militar partiu para os céus pela primeira vez em 3 de fevereiro de 2015, a partir das instalações de Gavião Peixoto (SP).

No espaço de mais de 108 anos, a aviação evoluiu a passos largos. Enquanto o 14-Bis pesava apenas 160 kg e voava a uma velocidade de 30 km/h. Tinha 10 metros de comprimento, 12 metros de envergadura e 4,8 metros de altura. Sua configuração era bastante diferente do que se tornou o padrão da indústria, com asas frontais e estabilizadores horizontais na cauda – o avião de Santos Dumont tinha configuração “canard” (pato em francês), com estabilizadores no nariz.

Réplica será usada nas comemorações de 150 anos de Santos Dumont (FAB)

Já o KC-390 é uma aeronave bem mais pesada, com 51 toneladas quando vazia, ou o equivalente a quase 320 14-Bis. O jato da Embrar voa a 870 km/h e pode se deslocar por mais de 6.100 km em traslado. A aeronave de asas e cauda em “T” tem 35 metros de comprimento e 35 metros de envergadura e 11,8 metros de altura.

Infelizmente, o 14-Bis original acabou desmantelado pelo próprio Santos Dumont em 1907 para que suas peças fossem usadas em outros projetos de aviões.

Nota do editor: o evento “Portões Abertos” ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho e não em junho, como originalmente informado.

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