O A320neo PT-XBA ainda com a matrícula provisória alemã (Tobias Gudat)

Após quase um ano, a LATAM Brasil voltará a contar com o jato A320neo em seus voos nas próximas semanas. Segundo informações veiculadas na Europa, a aeronave da Airbus, prefixo PT-XBA, decolou nesta terça-feira (29) de Hamburgo, na Alemanha, com destino ao Brasil, para ser entregue à companhia brasileira.

O modelo é da versão A320-271N e por isso equipado com os turbofans Pratt&Whitney PW1127G, ao contrário dos aviões da Azul e Avianca, da versão A320-251N, que utiliza o motor Leap-1A26, fabricados pela CFM International. Esse motor da fabricante americana Pratt&Whitney teve problemas a partir de 2017 quando alguns aviões passaram por desligamentos involuntários.

A LATAM brasileira havia recebido duas unidades do A320neo em agosto de 2016, as primeiras do continente americano, porém, em março do ano passado, a companhia os repassou para a empresa irmã LATAM Chile que hoje conta com cinco unidades do modelo.

O retorno do A320neo à LATAM Brasil já era programado pela empresa que pretende, segundo apurou o Airway, utilizá-lo na ponte aérea Rio-São Paulo em breve. A ideia é que parte da frota seja equipada com as modificações do pacote “SHARP” (Short Airfield Package), que permite a operação em pistas curtas como a do aeroporto Santos Dumont. Mais silencioso e eficiente, o A320neo deverá ampliar a oferta de assentos em relação aos A319 hoje usados pela LATAM na rota.

Atualmente existem 32 Airbus A320neo no Brasil, a maior parte deles na frota da Azul (24) que o considera um divisor de águas em sua malha de voos. A Avianca Brasil possuía sete unidades no final de janeiro, segundo o site Airfleets, mas elas eram alvo de renegociação com os arrendadores que pretendiam retomá-las. Já a LATAM deve receber um segundo A320neo, prefixo PT-XBB nos próximos meses.

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Imagem do novo Airbus A320neo por Tobias Gudat.

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