LATAM devolverá ao menos 19 aviões após concordata

Entre as aeronaves retiradas de operação estão vários A321 e os widebodies de nova geração A350 e Boeing 787
Aviões da LATAM: Aviões da LATAM: ao menos 19 jatos como o A321 serão devolvidos, mas redução da frota deve ser maior
Aviões da LATAM: ao menos 19 jatos como o A321 serão devolvidos, mas redução da frota deve ser maior

Com uma frota de cerca de 320 aeronaves, a LATAM deverá passar por um encolhimento sem precedentes após entrar com um pedido de recuperação judicial nos EUA nesta semana. O grupo chileno, que tem uma pequena participação da família Amaro, ex-dona da TAM, detalhou nos documentos enviados à Justiça americana que deverá devolver ao menos 19 aviões nos próximos dias.

Seis desses jatos são os modelos Airbus A350-900 e Boeing 787, widebodies de última geração e que se diferenciam pela economia de combustível. A LATAM deixará de usar quatro 787-9, de maior capacidade, e dois A350, justamente os dois primeiros entregues à divisão brasileira – prefixos PR-XTA e PR-XTB. Mas é o A321 o modelo que mais será retirado de operação nessa primeira leva, com 11 unidades prestes a serem devolvidas aos arrendadores, entre aviões com matrículas chilenas e brasileiras. Completa a lista de baixas dois A319 locados na LATAM Brasil e hoje estacionados em São Carlos.

A quantidade de aeronaves devolvidas, no entanto, deverá ser ampliada afinal são as empresas de leasing os principais credores da LATAM e razão principal de a companhia aérea ter pedido proteção contra a falência nos EUA, onde ficam seus principais credores. Segundo o plano de recuperação, cerca de 97% dos jatos são alugados, sendo 213 por meio de leasing financeiro e 98 por leasing operacional – apenas nove aviões são próprios.

Em outras palavras, as dívidas da LATAM crescem a cada dia à medida que os aluguéis continuam valendo e a empresa não consegue utilizar esses aviões para gerar receita já que apenas 5% da malha está ativa neste mês. Segundo o jorna Folha de São Paulo, ao menos 13 aeronaves da LATAM Brasil estão proibidas de voar por seus proprietários enquanto negociam com a companhia aérea.

Airbus A350 da TAM
O primeiro A350 da LATAM, ainda com a pintura da TAM, será devolvido (Airbus)

Fora da recuperação judicial

Um dos motivos para a LATAM Brasil ter sido excluída do plano de recuperação judicial envolve justamente a estratégia do grupo em relação à sua frota. É a matriz chilena que faz os contratos de leasing e os repassa para a subsidiária brasileira por meio subarrendamento, mesmo que ela responda pela maior parte dos aviões.

Atualmente, a LATAM Brasil possui 160 aviões, entre eles 129 jatos da família A320, 13 Boeing 767, 10 Boeing 777 e oito A350, mas acaba de receber outros quatro modelos desse tipo e que estavam arrendados para a Qatar Airways.

A companhia aérea deposita suas fichas na injeção de quase US$ 1 bilhão de seus sócios e também numa ajuda do governo brasileiro de R$ 2 bilhões destinados exclusivamente para a LATAM Brasil.

Apenas nove aviões de uma frota de cerca de 320 unidades são de fato da LATAM

Veja também: Delta Air Lines confirma ter assumido 10 Airbus A350 da LATAM

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