Maior companhia da Europa admite interesse no jato chinês C919

Ryanair é a única empresa do Ocidente que participa da discussão sobre o desenvolvimento da aeronave projetada pela COMAC
O C919 vai concorrer com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737 (Xinhua)
O C919 vai concorrer com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737 (Xinhua)
A COMAC planeja entregar o primeiro C919 operacional em 2019 (Xinhua)
A COMAC planeja entregar o primeiro C919 em 2019 (Xinhua)

O jato chinês COMAC C919, que voou pela primeira vez no início de maio, já começou a fazer barulho do outro lado do mundo. A companhia aérea Ryanair, a maior da Europa em transporte de passageiros e conhecida por suas práticas “low-cost” mais agressivas, admitiu ao jornal britânico The Telegraph que tem interesse em adquirir o avião desenvolvido na China.

A publicação questionou a empresa, baseada na Irlanda, se estaria interessada em fazer um pedido pelo C919 e o porta-voz do grupo respondeu: “Sim, se for produzida uma versão de 199 assentos e com preço competitivo.”

Mas o interesse da Ryanair pelo jato chinês não é de hoje. Em 2011, a companhia assinou um memorando de entedimento com a fabricante chinesa para participar da discussão sobre o desenvolvimento do C919, que surge como uma alternativa aos tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, atualmente os dois aviões comerciais mais vendidos do mundo.

A empresa irlandesa é a única companhia aérea do Ocidente que iniciou conversas com a COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China), fabricante de aeronaves comerciais controlada pelo governo chinês. No Oriente, por outro lado, o C919 já pode ser considerado um sucesso, onde acumula mais de 570 pedidos de 21 empresas.

O C919 é o jato narrowbody mais barato da categoria: custa US$ 68 milhões (COMAC)
O C919 é o jato narrowbody mais barato da categoria: custa US$ 68 milhões (COMAC)

O operador de lançamento do C919 será a China Eastern Airlines, considerada a companhia aérea mais importante da China. O início dos voos comerciais do jato é esperado para 2019.

Caso a Ryanair confirme a aquisição do C919, a Europa poderá ser “invadida” por aviões chineses. A companhia irlandesa tem o costume de encomendar grande volumes de aeronaves, como é o caso de seu pedido mais recente, por 100 jatos Boeing 737 MAX 200, de nova geração. A empresa possui atualmente uma frota com mais de 360 modelos Boeing 737.

A Ryanair é o segundo maior operador do Boeing 737, com mais de 360 jatos (Ryanair)
A Ryanair é o segundo maior operador do Boeing 737, com mais de 360 aeronaves (Ryanair)

“Airbus chinês”

Segundo dados da COMAC, a versão básica do C919 poderá acomodar 158 passageiros divididos em duas classes ou 168 ocupantes em classe única. A COMAC ainda sugere uma configuração de “alta densidade”, com 174 assentos. Já o alcance do modelo padrão é 4.075 km ou 5.500 km na versão de alcance estendido “C919 All ECO”.

O novo jato chinês tem 38,9 metros de comprimento, 35,8 m de envergadura e pode decolar com peso máximo de decolagem na ordem dos 77.000 kg, números praticamente iguais aos do A320. O Boeing 737, por sua vez, supera o C919 em porte e capacidade apenas na versão 800, que mede 39,5 metros de comprimento e pode decolar com até 85.000 kg.

O preço sugerido do C919 pela fabricante chinesa também é convidativo, especialmente quando comparado aos dos concorrentes ocidentais: o jato chinês é avaliado em US$ 68 milhões, enquanto o Boeing 737-800 tem preço inicial de US$ 72 milhões e o Airbus A320 a partir de US$ 97 milhões.

O C919 concorre no segmento dos jatos comerciais “narrowbody” (corredor estreito), hoje o mais movimentado do mundo. Previsões da indústria dão conta de que este nicho vai exigir 5.600 novas aeronaves até 2035, sendo quase um terço deste volume somente na China.

Veja mais: Jato chinês pode fazer Airbus e Boeing perderem mais de US$ 200 bilhões

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