Marinha do Brasil confirma compra de porta-helicópteros britânico

Embarcação descomissionada pela marinha britânica foi vendida ao Brasil por cerca de R$ 380 milhões
O HMS Ocean pode receber helicópteros ou então aviões capazes de decolar e pousar na vertical (Divulgação)
O HMS Ocean pode receber helicópteros ou então aviões capazes de decolar e pousar na vertical (Divulgação)
O HMS Ocean pode receber helicópteros ou então aviões capazes de decolar e pousar na vertical (Divulgação)
O HMS Ocean pode receber helicópteros ou então aviões capazes de decolar e pousar na vertical (Divulgação)

A Marinha do Brasil (MB) confirmou nesta segunda-feira (19) a assinatura do contrato de transferência do navio porta-helicópteros HMS Ocean junto às autoridades do Ministério da Defesa britânico. O acordo foi assinado em Plymouth, na Inglaterra, pelo diretor-geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, representando a corporação naval brasileira.

A MB não divulgou o valor da negociação. No entanto, segundo reportagem do jornal britânico The Telegraph, a embarcação foi vendida ao Brasil por cerca de £ 84 milhões, o equivalente a R$ 380,5 milhões na cotação atual. O HMS Ocean será o maior navio da marinha brasileira, com 203,43 metros de comprimento 21.578 toneladas de deslocamento (totalmente carregado). Esse posto antes era ocupado pelo porta-aviões NAe São Paulo, desativado em fevereiro de 2017.

O HMS Ocean foi incorporado pela Royal Navy (Marinha Real Britânica) em 1998. A embarcação foi projetada para realizar operações anfíbias com helicópteros embarcados e com tropas dos Royal Marines (Fuzileiros Navais britânicos), bem como atender a missões de ajuda humanitária, como a ocorrida em setembro de 2017, quando o navio prestou auxílio às populações caribenhas atingidas pela passagem do furacão “Irma”.

Na Marinha do Brasil, a embarcação será empregada em operações aéreas com helicópteros, operações anfíbias com tropas de Fuzileiros Navais e missões de controle de área marítima para proteção de linhas de comunicações marítimas, além de conduzir atividades de apoio logístico, de caráter humanitário, de auxílio a desastres naturais e operações de manutenção da paz.

A incorporação do HMS Ocean à MB será em 29 de junho de 2018, sendo que o processo de transferência do navio tem previsão de ser concluído até o final do mês de julho, com chegada ao Brasil em agosto. Até lá, os tripulantes brasileiros realizarão cursos com a Royal Navy, em empresas fabricantes dos equipamentos e treinamentos intensivos. A embarcação ainda passará por um processo de manutenção e docagem no Reino Unido para ser recebido em suas melhores condições de material e de preparação de pessoal.

O HMS Ocean pode navegar por mais de 14.000 km sem precisar reabastecer (Divulgação)
O HMS Ocean pode navegar por mais de 14.000 km sem precisar reabastecer (Divulgação)

De acordo com a MB, o navio fabricado no Reino Unido pode operar simultaneamente até sete aeronaves em seu convés de voo, podendo utilizar todos os tipos de helicópteros pertencentes a esquadrões da marinha brasileira. São eles os modelos Seahawk (SH-16), Cougar (UH-15 A/B); Lynx (AH-11B), Esquilo (UH- 12/13), Bell Jet Ranger III (IH-6B) e Super Puma (UH-14).

A embarcação pode receber até 18 aeronaves embarcadas e possui acomodações para abrigar até 805 tripulantes (entre fuzileiros navais, pilotos e responsáveis pela operação do navio). O HMS Ocean foi projetado para navegar a velocidade de 18 nós (33,3 km/h) e tem um raio de ação de 8.000 milhas náuticas (14.816 km).

Nota do editor: Seguindo a tradição da Marinha do Brasil em relação aos seus navios aeródromos, o HMS Ocean deve ser rebatizado com o nome de um Estado brasileiro, como foram no passado os casos dos porta-aviões Minas Gerais e São Paulo.

Veja mais: Airbus planeja versões militares do A320neo

Total
29
Shares
79 comments
  1. A Marinha já sucateou dois porta aviões. Agora entra um porta helicópteros na fila. Quanto desperdício, além de verbas que poderão ser “propinadas” !!! Viva !!!

  2. Não conseguiram nem pousar um avião no porta aviões e agora compra essa joça… Vai ser sucateado denovo.

  3. Mais uma grande rodada da sorte, o Brasil só compra o que está em desuso nos outros países, recebendo o lixo descartado…quem fica com a melhor parte….

  4. Que vergonha, o Brasil não consegue neste século de 21 fabricar nenhum navio e, os alemães, americanos, ingleses etc. já fabricavam submarinos no início do século 19.
    A compra deste navio, já sucateado pelos ingleses, foi de um estupidez atroz.
    [email protected]

  5. Excelente compra, por um valor muito baixo!!! Após a compra do São Paulo não ter sido muito boa, esta é ótima!!! Navio com reais funções para a nossa esquadra!! Quantos aos críticos, vejo que são pobres de espírito e de conhecimentos!!! Fato!!!

  6. Infelizmente, a politica de novas aquisições das forças armadas do nosso país não parece ser a ideal, uma vez que, novamente, vamos comprar sucata dos países ricos. O porta avião São Paulo já deveria ter sido uma grande lição, visto que o custo de reparo ou manutenção é bem superior ao valor da própria aquisição. E como comprar um carro velho e achar que não terá altos custos de manutenção, além de ser tecnologicamente defasado.

  7. Será criado mais um ninhal de aves marinhas como o porta aviões São Paulo! Logo será entregue ao Ibama…

  8. ” Um pedaço de terra que tem uma área de ciência e tecnologia boa, mas sucateada, e cheio de estaleiros parados, e o desgoverno gasta quase meio bilhão pra comprar um refugo de 20 anos, e presentear os militares, seu novo parceiro estratégico na palestina carioca. Esse pedaço de terra pro mundo é tipo os pobres capitalistas tupiniquins pro seu governo. O mundo evoluído empurra qualquer merda, pra fazer um migué, e eles aceitam acreditando que são economia emergente e classe média, respectivamente.

  9. Pra isso não tá em crise ,pra que essa Jangada um país cheio de covardes que não tem coragem de ir as ruas e solicitar seus direitos diante tanta roubalheira,quebdiras ir a guerra!

  10. PIERRE,

    O HMS Ocean saiu de graça, um navio extremamente bem equipado e moderno! Excelente aquisição! Sem comparação com o Minas Gerais e São Paulo.

  11. Para quem não entende é besteira, mas acho que foi necessário e também não muito caro. A questão é a seguinte: ao invés de comprarmos coisas usadas, que tal investirmos em nossa tecnologia, pois temos gente capacitada e com vontade para isso. Que essa embarcação seja uma das ultimas a serem compradas pela MB, já deu, chega.

  12. Aparentemente não é sucata como o São Paulo, pois é bem mais novo…A compra do São Paulo só serviu para livrar a França de milhares de toneladas de amianto.

  13. Brasil já vai a guerra! comprou porta-aviões, um viva para a Inglaterra de 380 milhões, mais que paspalhões…

  14. Pelo que li nos sites ingleses, o HMS Ocean já está obsoleto para os britânicos, dizem ter atingido sua vida útil para o Reino Unido, ou seja, venderam porque não compensava recuperar o velho navio com mais de 20 anos de operação no mar (foi lançado em 11/10/95) – são nítidos os sinais de desgaste e ferrugem do navio que pode se ver em fotos-, iria para a sucata se ninguém se interessasse; sua última reforma foi uma pequena em 2011 e vinha passando mais tempo no porto do que em operação. Há pouco mais de 20 anos o HMS Ocean custou 150 milhões de libras ao governo britânico, que o vendeu por 84 milhões para o Brasil, talvez fosse mais interessante o Brasil ter construído o seu próprio navio já que ele não é sofisticado como um vaso de guerra – seu armamento é de defesa e feito por 4 metralhadoras médias (30mm) e 15 outras de pequeno porte -, serve mais uma nave de apoio e de salvamento.

  15. Na época do PT nós nos esforçávamos como país para desenvolver tecnologia para um submarino atômico do zero. Agora nos contentamos em comprar sucata de segunda mão da europa. Cadê o prestígio nacional? Cadê o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento?

  16. É impressionante a capacidade do Brasil em comprar gato por lebre. Por que a Marinha já não compra o Titanic de uma vez? Se é para acabar no fundo do mar, ao menos o Titanic atrairia turistas. Quando começaremos a investir em estaleiros e entrar na produção naval. Puxa! Um país com a nossa territorialidade comprando sucata britânica?

  17. Leiam as reportagens Britânicas, brazucada! O HMS Ocean foi fabricado na década de 1990 com UM PRAZO MÁXIMO DE USO DE 20 ANOS. Enfim É UMA SUCATA FLUTUANTE. Os Ingleses só venderam porque BRITISH NAVY SAFETY STANDARDS DO NOT ALLOW THE VESSEL TO REMAIN IN OPERATION (Relatório da UK ROYAL NAVY disponível na Internet). Além disso o Ocean não vai ser entregue ao Brasil “bem equipado” porque TODOS OS SISTEMAS DE COMBATE E NAVEGAÇÃO VÃO SER REMOVIDOS do navio ANTES do HANDOUT. Brazucas, vocês não sabem nada de guerra, venham limpar minha privada de gringo que é a única coisa para qual vocês inferiores servem.

  18. Excelente aquisição já que pode-se usar em caso de calamidade pública e ajuda humanitária, coisa em que os aviões seriam inúteis e os helicópteros são os maiorais.

  19. PARABÉNS BRASIL PELA EXCELENTE AQUISIÇÃO.
    O BRASIL ESTÁ SE EQUIPANDO PARA UMA EVENTUAL NECESSIDADE.

  20. Que pobreza, só podemos comprar sucata, não serve mais para os ingleses, está defasada, já deu o que tinha que dar, muito triste, será que vem com algumas varas de pesca e uma rede, tristeza, os caras estão usando equipamentos atômicos e nós ainda no remo, também com tantos ladrões que temos, só com o dinheiro que roubaram da Petrobrás dava pra comprar uns novos, ainda tem os caças que o Lula comprou da Suécia, o pior dos três caças ofertado na época, estamos ferrado mesmo.

  21. Já foi comprado, infelizmente!
    Agora, o que o Brasil precisa mesmo é de corvetas, lanchas torpedeiras, navios de pequeno calado e médio.
    A costa brasileira é imensa e como não somos uma potência econômica e industrial, acredito que devemos sim partir para resgatar a nossa industria militar.
    Me lembro do carro de combate Urutu, Cascavel, o tanque Osório, o míssil Piranha etc.
    Tudo sucateado.
    Mas temos capacidade técnica para isso.

  22. Meu Deus o que que é isso? O Brasil só compra embarcação velha e por valor muito caro! Um porta aviões que foi fabricado em 1998, ou seja, com 20 anos de uso? Pode isso? Se fosse com o dinheiro dos compradores, será que isso aconteceria? Num país que falta tudo em hospitais, segurança sucateada, obras inacabadas etc. e ninguém fiscaliza isso? Porque? Nossa que vergonha nacional. Daqui a algum tempo, vão sucatear esse navio e comprar outro. Pra mim é um desperdício com o dinheiro público e falta de respeito e consideração para com o povo b brasileiro. Estou muito triste pois o povo brasileiro trabalha, paga seus impostos e depois vê o seu dinheiro indo para a rede de esgoto.

  23. Navio com quase 30 anos, vamos gastar 1~2 para deixá-lo rodando e ele será funcional até completar 40 anos, ou seja, pagamos a bagatela de 380 milhões em algo usado que vai ser usado por 10 anos. Nossos políticos abortaram todos os projetos para fazer zerado e foram jogando pra “depois a gente faz”, acabou que passou décadas nada foi feito e agora vamos tapando buraco com refugo das outras nações.

  24. Cade a Marinha para ficalizar nossa costa, sabe como chega e sai armas e drogas no Brasil. Marinha a força mais dispendiosa e sem nunhuma função. Portão aviões? Logica carioca do Carnaval a necessidade em um belo carro alegórico.

  25. Já pensei deferente, mas agora acho que é desperdício sim. Típico de brasileiro, mal tem dinheiro para pagar as contas, a casa está com infiltração, mas quer comprar um SUV (carros da moda) usado (porque não tem grana para o novo) para mostrar para os vizinhos, que tem “bala na agulha”. O porta-aviões é bem isso, serve para “ostentar”, pois em um cenários real de guerra acaba sendo é um grande alvo, que uma vez atingido (e não seria difícil, já que mal teríamos escolta) seria um golpe mortal para a nossa Armada. Acho que a Marinha tem que investir em equipamentos que imponham respeito em tempos de paz, a eventuais incursões não autorizadas em nosso mar territorial. O submarino nuclear, sim, é um ótimo vetor, suplementado por fragatas modernas, nível OTAN.

  26. Não sei o motivo das críticas dos que se opõem as compras: o Brasil é um país de importância periférica no cenário internacional e jamais vai ter forças armadas que o pessoal se acostumou a ver no cinema. Por isso, é mais do que razoável a aquisição desse vaso de guerra que não atende os requisitos de uma força armada de primeiro nível, ao contrário da nossa, que seja por quaisquer motivos citados (pacifismo, etc.) não vai a uma guerra a quase um século. No caso da MB, corrijam-me se eu estiver errado, a última guerra da qual tomou parte foi a Guerra do Paraguai, i.e., há mais de um século.

  27. …por outro lado, discordo que seja “sucata”. Um navio com 20 anos de uso, está longe de ser velho. Temos que entender que a vida útil de um navio, é maior que por ex, uma aeronave, que com 20 anos de uso também não é velha. Quantos anos vocês acham que tem o Nimitz? Ele é de 1975 !!

  28. Resumindo, pago 380 mi, considerando que é apenas uma sucata, valeria muito bem pago só 100 mi! E teria então de investir + uns 100 mi para reformar e viabilizar….conclusão: Superfaturado!!!

  29. Sucata! Parece que o Brasil gosta de gastar nosso rico dinheirinho com lixo! Parece aquela vez que chegaram no Brasil vindo da Inglaterra aqueles 6 conteineres cheios de lixo hospitalar que estavam entrando como mercadoria importada!!!

  30. Séria melhor se o Brasil construísse essas belonaves aqui pois geraria uma série de benefícios ao país porém ao contrário do porta aviões São Paulo que veio muito velho e cheio de problemas o Ocen é uma embarcação relativamente nova e com sistemas bastante modernos é tanto que uma boa parte da mídia inglesa fez críticas a venda do navio.

  31. Isso me lembra uns pobretões metidos a playboy que trafegam numa avenida aqui do bairro… Pra pagarem de gatão compram carros tipo Audi A3, Golf, Azera e etc que já foram totalmente “mastigados” pelos donos originais.

    Aí ficam pondo R$ 10,00 de gasolina a cada vez que para no posto e tudo o que vai estragando no veículo vai ficando sem arrumar ou sendo consertado no gambiarra, até dar um problema mais sério (que faz o carro parar de vez) e ser encostado na garagem por falta de condições de manter.

  32. ATENÇÃO NAÇÕES DO MUNDO INTEIRO QUEM ESTIVER PRECISANDO DESFAZER DE SUAS SUCATAS MARÍTIMA. O GOVERNO BRASILEIRO COMPRA E PAGA MUITÍSSIMO BEM. JÁ COMPRAMOS MUITAS SUCATAS. 02 PORTA AVIÕES O SÃO PAULO E O MINHAS GERAIS, 01 PORTA HELICÓPTEROS BRITÂNICO. E AINDA TEMOS MUITO DINHEIRO PARA NOVAS AQUISIÇÃO ( PREPARE SUAS SUCATAS )

  33. fora agora o valor para a modernização e aparelhamento pq ele vai vir “pelado” sem sistemas de defesa etc . mas e um bom investimento para marinha se tiver aeronaves modernas e um bom sistema integrado.

  34. Excelente compra. Navio com 20 anos não é velho. Carro e avião são. Gente aqui dizendo que não tem escolas e hospitais e outras coisas. Nunca terá se não tivermos poder militar de dissuasão. Gringos de olho nas riquezas do Brasil e na Amazônia. Se fosse construído aqui iam dizer que houve maracutaia com o estaleiro e que por ser nacional ia ser uma droga. Acho que quem não entende de assuntos militares não devia escrever nada aqui criticando. Todo reforço é benvindo.

  35. O navio está em bom estado, acabamos de reformar ano passado e foi recomissionado para operar a nova lista de aeronaves da marinha inglesa, porém a RN foi obrigada a cortar custos e nao conseguiu manter o navio em vista das despesas com os novos submarinos Classe-D, a reforma dos Classe-V, a construção dos ultimos Classe-A, os dois novos navios-aeródromos, a reforma dos T-45, a construção das novas fragatas T-26, a reforma dos 13 T-23, fora os outros navios e os custos operacionais. O HMS Ocean é único e vai fazer falta, mas nao é mais um navio vital para a RN. Se a RN pudesse, com certeza o manteria. Já havia planos de docar o navio para uma reforma profunda, mas a necessidade de vender veio mais rápido. Lembrando que O HMS Albion cabou de ser reformado e o HMS Bulwark ainda opera.

  36. Operador Reino Unido Marinha Real Britânica
    Fabricante Vickers Shipbuilding & Engineering, Kvaerner Govan
    Barrow-in-Furness, Inglaterra
    Lançamento 11 de outubro de 1995
    Comissionamento 30 de setembro de 1998
    Estado Em serviço

  37. Não acho que foi mal negócio, não podemos nos dar ao luxo de comprar um zero, além do mais farão uma revisão, se fosse o Brasil que vendesse aos ingleses a história seria outra, a milhagem com certeza seria abaixada kkk

  38. Fico aqui rindo das asneiras que são comentadas!!! O Navio é excelente, serve muito bem ao Brasil, e ainda foi comprado com ótimo preço!!!! A Turquia iria comprar, mas a Marinha Brasileira fez a proposta primeiro!!! Para quem não sabe, este é o atual Nau Capitânia do Reino Unido, ou seja, o principal navio da mais tradicional e uma das mais poderosas Marinhas do Mundo!!!! Estou muito orgulhoso!!! Fato!!!!

  39. Tem que ser investigado essa industria de reformas (atualizaçao) dos equipamentos militares das forças armadas tem sido assim com os avioes ,helicopteros, porta avioes, fragatas, corvetas, etc. que custam milhoes e nao justificam o tempo de vida util ainda disponivel.Da mesma maneira falta foco no que adquirir .Hoje facilmente derruba-se um helicoptero com misseis portateis tipo stinger ou granadas autopropulsadas tipo RPG.Em uma situaçao real de combate porta helicopteros e porta avioes serao alvos faceis, o investimento serio seriam em corvetas,submarinos,lanchas rapidas de patrulhas, pois nao temos terras longicuas da costa que justifiquem o emprego de porta avioes e helicoptweos estes ultimos em caso de guerra podem ser empregados em navios porta conteiners da marinha mercante.Mas os almirantes e alto comando so pensam em status.Lamentavel.

  40. Brasil precisa de pelo menos mais um porta avião, para cobrir a extensão do território brasileiros, correto seria dois portas aviões.

  41. Srs. pagamos um taxa (que é importador pode confirmar) chamada de AFRMM, está taxa é destinada para renovação da marinha mercante nacional, perguntem no que é empregado esse imposto já que não construímos até hoje nenhuma embarcação de expressão, sendo necessária a compra de lixo para equipe nossa marinha de guerra, estamos falando de valores absurdos, tendo em vista que pagamos o valor de 25% sobre o frete marítimo de importação. Vale a pena ir a fundo ….

  42. @Botafogo
    19 de Fevereiro de 2018 at 8:46 pm
    ‘…Gente aqui dizendo que não tem escolas e hospitais e outras coisas. Nunca terá se não tivermos poder militar de dissuasão. Gringos de olho nas riquezas do Brasil e na Amazônia… ‘

    Tá querendo dizer que temos escolas e hospitais e que os estrangeiros estão de olho na Amazônia e só não a levaram por causa do nosso poder de dissuasão feito por uma força militar historicamente inferior na comparação com as das grandes potências??? Kkkkkk, boa piada! Para com essa mania de grandeza!

  43. Para o leitor Marcos Netto que acha que é expert em assuntos navais, mas é um completo leigo!
    Um “porta helicópteros” terá real função para nossa esquadra então? Qual??? Nos explique sabichão!
    Onde ficará então os milhões de dólares investidos na modernização dos A4??? Onde ficarão os milhões de dólares investidos na formação dos oficiais da Marinha que ingressaram no esquadrão AF1 sendo formados pela US Navy? Vão pilotar os helizinhos “esquilos do Datena” agora????
    Pela dimensão do Brasil e sua costa, necessitaria sim de pelo menos 2 porta aviões que fosse capaz de emprego rápido com grande raio de alcance na nossa costa! A Marinha precisa mais disso do que um porta helicopteros que vai servir apenas para buscar pescadores ilegais…que piada

  44. Morro de rir com as opiniões do “expert” Marcos Netto, que…kkkkkkk…disse que esse navio é a Nau capitani da Royal navy! kkkkkkk
    Não conhece o Queen Elizabeth!!!

    É um tremendo leigo batendo no peito se achando o sabichão, é de dar dó!

  45. Igual pobre querendo ganhar status, compra um BMW 95 quando vai ver o preço de uma simples pastilha de freio , abandona o carro é perde todo valor investido…….kkkk

  46. Cantam o Brasil em versos e prosas e saíram mentido que a Petrobrás encomendara plataformas marítimas…. blá, blá, e mais blá, mas a verdade que não somos capazes de fabricar um barquinho como as sucatas já compradas. Como dizia o o lema de Dilma, “país rico é país sem pobreza” então compramos os ferro velhos para que alguns envolvidos sejam agraciados com propinas gordas e em seguida desmobilizamos e compramos novos. E ainda idiotas cantam: “eu sou brasileiro com muito orgulho…..”

  47. Juca chaves já resumiu tudo faz tempo… E compramos isso agora porque o país tá quebrado e temos todos que virar escravos para salvar a nação!

    Brasil Já Vai a Guerra
    Juca Chaves

    Brasil já vai a guerra, comprou um porta-aviões
    Um viva pra Inglaterra de oitenta e dois bilhões
    Mas que ladrões

    Comenta o zé povinho
    Governo varonil
    Coitado coitadinho
    Do banco do brasil
    Há há, quase faliu

    Enquanto uns idiotas
    Aplaudem a medida
    E o povo sem comida
    Escuta as tais lorotas
    Dos patriotas

    A classe proletária
    Na certa comeria
    Com a verba gasta diaria
    Em tal quinquilharia
    Sem serventia

    Porém há uma peninha
    De quem é o porta avião
    É meu diz a marinha
    É meu diz a aviação
    Ahhhh! Revolução!

    Brasil, terra adorada
    Comprou um porta aviões
    Oitenta e dois bilhões
    Brasil, oh pátria amada
    Que palhaçada

  48. Pessoal, 85 milhões de libras não compra nem um jogador de futebol hoje. Cada estádio da copa custou mais de 1 bilhão de dólares. Esse navio não está caro, mesmo sendo usado.

  49. Como tem imbecil falando m….. Gente que se informa na globo e midias brasileiras que não informam nada. Peguem primeiro a ficha do navio depois arrotem suas baboseiras. Entrem em sites especializados.

  50. ÓTIMA AQUISIÇÃO , POIS ESTAMOS EM GUERRA COM OS MORROS DO RIO DE JANEIRO,,,ALEMÃO,,CAJU,,,ETC,ETC,ETC,,

    ESSE NAVIO É EXATAMENTE PARA SUBIR NOS MORROS JÁ QUEM NINGUÉM SOBE PARA COMBATER ,,

    ARRIBA BRASIL,,BRASIL DO DESPERDÍCIO.

  51. Esse navio na minha opinião atende as necessidades do Brasil, uma vez que não temos inimigos declarados em nossa fronteira.
    Vendo a situação em que nosso pais se encontra e após comprar o São Paulo, um porta aviões sem condições de uso e que será sucateado, o HMS OCEAN vai servir nossa marinha.
    O Brasil já atrasou o cronograma de entrega do Prosub, duvido que os novos caças vão chegar no novo prazo pois a entrega já esta atrasada. A verba que o governo libera para a nossa defesa é escassa. Então temos que vibrar quando conseguimos comprar algo.

  52. Parabéns ao Brasil que fez um excelente trabalho no quesito reciclagem de lixo de outros países. Agora é só desmontar essa porcaria e ver o que se aproveita. Essa tranqueira não é nuclear certo ? Senão está aberta a contagem regressiva para mais um acidente com radiação. E enquanto isso, não tem dinheiro para a previdência !!! Mas para comprar essas bombas da-se um jeito.

  53. Um monte de comentário de gente sem um pingo de noção do que está comentando.

    O HMS Ocean é um navio considerado “novo”. Recebeu em 2014 uma modernização de 60 milhões de libras (quase 200 milhões de reais).

    O HMS Ocean foi retirado de serviço porque a Royal Navy acabou de receber em dezembro de 2017 o seu porta-aviões Queen Elizabeth e em 2020 vai receber o Prince of Wales, ambos fazem o mesmo serviço que o HMS Ocean e precisam da tripulação do HMS Ocean

  54. Marcos, o HMS Ocean tambem é um navio de assalto anfíbio. Os novos porta-aviões da RN não tem essa capacidade. A venda ocorreu por motivos financeiros mesmo. O HMS Albion e o HMS Bulwark são os navios mais similares ao HMS Ocean, ainda operacionais.

  55. O dificil de entender é alguns “nativos” escreverem aqui que foi um ótimo negócio! Para quem???? Para a China ?? kkkk Brasileiro é um povo perdedor mesmo. Deve estar no DNA. Tristeza de pais, povo,etc,etc,etc

  56. Acho que a Marinha do Brasil deveria melhorar com quarteis em Aruanã, Palmas, Santarém, Porto velho, etc.. Pois nos amantes de esportes náuticos gostaríamos de ser melhor assistidos pela Marinha do Brasil.
    Quarteis em outras cidades do Rio Araguaia e Rio Tocantins pois nossos jovens usam os quarteis como escola, como aprendizado e agora que mulheres estão entrando nas forças armadas melhor pensar em nossos jovens e civilidade, obrigado.

  57. Dinho
    Gostaria que as forças armadas criassem mais quarteis, marinha em Aruanã, Palmas, Porto velho, etc.
    Aeronautica em cidades do norte e exercito em margens dos rio Araguaia e tocantis.
    Nossos jovens precisam dessa escola que os quarteis proporcional e hoje as mulheres também são beneficiadas com participação.nos dias de hoje.

  58. QUEST
    Aos petista que estão falando do Submarino , ele foi feito pela Odebrecht e teve Corrupção atá a lata de suco desviaram dinheiro então prefiro que comprem de fora do que botar nas mãos desses vagabundos vermelhinhos .

Comments are closed.

Previous Post

Primeiro Airbus A330neo da TAP é revelado

Next Post
O aeroporto de Congonhas é o mais rentável sob controle da Infraero (Thiago Vinholes)

Congonhas voltará a receber voos internacionais

Related Posts
Total
29
Share