Novo caça sul-coreano KF-21 rompe barreira do som pela primeira vez

Protótipo 001 do KF-21 Boramae alcançou 1.296 km/h (Mach 1.05) em seu primeiro voo supersônico

KF-21: aeronave alcançou 1.296 km/h (Mach 1.05) em seu primeiro voo supersônico (DAPA)

O desenvolvimento do caça sul-coreano KF-21 Boramae da Korea Aerospace Industries (KAI) segue surpreendendo pela velocidade. E falando nisso, o protótipo 001 da aeronave rompeu a barreira do som pela primeira vez nessa terça-feira (17), informou a Administração do Programa de de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul.

Um vídeo compartilhado no Youtube pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul (confira abaixo) mostra o protótipo voando sobre a província de Sacheon acompanhado por um caça KF-16 na função de avião paquera. Na ocasião, o KF-21 alcançou a velocidade de Mach 1.05 (1.296 km/h) a uma altitude de 39.600 pés (12.070 metros).

“O voo confirmou que o KF-21 tem estabilidade estrutural em velocidades supersônicas”, afirmou a DAPA. “O voo normal do KF-21 que superou as ondas de choque mostra que sua estabilidade estrutural pode ser mantida em velocidades supersônicas.”

O voo supersônico do KF-21 é uma grande conquista para a indústria sul-coreana. Está foi a primeira vez que uma aeronave projetada inteiramente no país superou a velocidade do som.

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“O KAI T-50 Golden Eagle ultrapassou Mach 1 em 2003, mas o treinador supersônico foi co-desenvolvido com a Lockheed Martin dos EUA usando algumas das tecnologias da empresa americana, que é diferente do voo supersônico do KF-21”, acrescentou a DAPA.

O primeiro voo supersônico do KF-21 ocorreu seis meses após a decolagem inaugural da aeronave, realizada em 18 de junho de 2022. Também neste mês voou pela primeira vez o protótipo 003 do programa, que contará ainda neste ano com mais três modelos de teste.

De acordo com a DAPA, desde a primeira surtida do KF-21 no ano passado, os três protótipos entregues pela KAI às equipes de teste executaram mais de 80 voos a velocidades inferiores a Mach 1. Até 2026, estão previstos mais de 2.000 voos de ensaios com a aeronave.

Classificado como um caça da geração 4,5, o KF-21 é um pedido da força aérea sul-coreana para substituir os antigos jatos F-4 Phantom II e F-5 Tiger II que voam no país há mais de 40 anos. A KAI também tem expectativas de exportar a aeronave, cuja entrada em serviço na Coreia do Sul é programada para meados de 2028.

Meio coreano, meio indonésio

O KF-21 é um programa desenvolvido em parceria entre a KAI e a Indonesian Aerospace, da Indonésia. O projeto foi iniciado em 2001 sob o codinome KF-X por iniciativa da Coreia do Sul e os indonésios entraram no empreendimento em 2010. O lançamento do programa  foi oficializado em 2015.

A ideia inicial da KAI era criar um caça bimotor de 5ª geração com capacidade furtiva (ou stealth, no jargão em inglês). Posteriormente, prevendo custos elevados e um maior tempo de desenvolvimento, os requisitos do projeto foram rebaixados à pedidos da força aérea da Coreia do Sul, que passou a pedir um jato de geração 4,5 com performance stealth limitada.

Parece, mas não é: formato do KF-21 lembra o design do F-22 Raptor, mas o jato coreano é menos avançado (Asia Times)

Um dos pontos que impedem o Boramae de ser um autêntico caça da quinta geração é o fato dele levar seus armamentos em pontos externos. Essa característica vai contra a filosofia dos caças furtivos, que conseguem diminuir significativamente sua assinatura radar ao alojar seus armas em compartimentos internos.

Segundo dados da KAI, a versão final do KF-21 terá peso máximo de decolagem de 25.400 kg e poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h).

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