As entregas do Phenom 300E começam no segundo trimestre deste ano (Embraer)

A Embraer Aviação Executiva anunciou nesta sexta-feira, 27 de março, a certificação operacional tripla do novo Phenom 300E, por parte das agências de aviação civil do Brasil (ANAC), EUA (FAA) e Europa (EASA). Lançada em Las Vegas no final de 2017, A aeronave é a versão aprimorada da série Phenom 300, o jato de negócios com o maior número de entregas da última década.

O modelo reformulado conta com novas poltronas para os passageiros, com encostos mais largos para melhorar o apoio de cabeça e suporte para as pernas estendidos. A Embraer ainda afirma ter melhorado a cabine da aeronave para facilitar a mobilidade dos ocupantes a bordo.

A lista de novidades no Phenom 300E também inclui um painel de informações do voo para os passageiros e oferece interação com os controles de ambiente da cabine, bem como a opção de entretenimento com sistema de áudio e vídeo sob demanda em dois monitores retráteis de sete polegadas, e conectividade bluetooth com dispositivos pessoais.

Indo além das melhorias na cabine, o Phenom 300E teve ainda seu desempenho aprimorado: o modelo agora pode voar a velocidade máxima de cruzeiro de 859 km/h (20 km/h a mais que o Phenom 300) e teve a autonomia ampliada para 3.723 km (73 km extras), números que colocam o jato executivo da Embraer como o avião single-pilot mais veloz e com maior alcance do mundo.

O Phenom 300E pode embarcar até seis passageiros (Embraer)

O jato executivo mais vendido da Embraer também recebeu uma atualização da aviônica que inclui um sistema de avaliação e alerta de performance de pouso (ROAAS), proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, entre outros recursos.

“A certificação tripla da ANAC, EASA e FAA reafirma a posição do Phenom 300 como o melhor jato executivo leve já produzido, oferecendo a melhor experiência no segmento da aviação executiva”, disse Michael Amalfitano, presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “Os proprietários do Phenom 300E podem ter a certeza do desempenho do jato graças ao nosso compromisso contínuo com tecnologia, segurança e conforto incomparáveis.”

O novo Phenom 300E estará disponível para entrega a partir do segundo trimestre de 2020, informou a Embraer.

Veja mais: Antonov AN-225 volta aos céus após ficar 18 meses parado