Novo jato russo MC-21 realiza voos de testes com passageiros

Aeronave da Irkut está na reta final de certificação e deverá ser entregue à Rossiya Airlines em setembro de 2022
Um dos protótipos do MC-21-300: voos de testes com passageiros (UAC)

A Irkut está realizando voos de testes com passageiros com seu novo jato comercial MC-21-300. Segundo a Rostec, a aeronave russa já havia realizado até esta semana 12 voos em diversas rotas domésticas, todos eles com funcionários do grupo a bordo.

A estatal de tecnologia explicou que os voos permitem uma avaliação completa da aeronave após terem sido realizadas avaliações separadas de desempenho e de sistemas.

O MC-21-300 tem previsão de estreia em serviço em setembro de 2022 com a companhia aérea Rossiya Airlines. A empresa deverá receber quatro jatos no segundo semestre – o primeiros deles foi conluído em novembro e se prepara para seu voo inaugural ainda neste ano.

O programa MC-21 prevê três versões, sendo a -300 a intermediária, para até 211 assentos. O voo inaugural do primeiro avião de teste ocorreu em 2017 e agora esse protótipo está prestes a ter seus motores PW1400G substituídos pelo turbofan PD-14, produzido na Rússia.

O MC-21-310, com motores russos, e o MC-21-300, equipado com turbofans PW (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC) pretende acelerar o desenvolvimento da variante MC-21-310, que é equipada com motores russos. A razão é que o governo dos EUA tem limitado o fornecimento de componentes para a Rússia como sanção comercial contra o governo Vladimir Putin.

A UAC afirma ter 175 pedidos firmes pelo MC-21, quase todos de companhias aéreas russas ou de nações vizinhas. Após a Rossiya, a Red Wings deve se tornar a segunda cliente do jato, com a entrega dos primeiros aviões em 2023.

Total
8
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dario Lemos
Dario Lemos
6 meses atrás

Gostaria de ver essa bela aeronave voando no ocidente e por aqui também mas, infelizmente, a reputação da indústria russa ainda joga contra no que se refere ao suporte exigido pois não vejo nenhum problema quanto à qualidade do projeto.

Previous Post

Paraguai e Bolívia voltarão a ter voos da Gol em abril e maio de 2022

Next Post

ITA, a italiana, apresenta primeira aeronave com sua nova pintura

Related Posts
Total
8
Share