Opinião: A disputa pela Avianca e o Equilíbrio de Nash

Disputa de interesses pelos espólios da companhia em recuperação judicial é danosa para todo o mercado de aviação comercial

A maior parte dos jatos comerciais que voam no Brasil são alugados (Divulgação)
A maior parte dos jatos comerciais que voam no Brasil são alugados (Divulgação)
A maior parte dos jatos comerciais que voam no Brasil são alugados (Divulgação)
A concessão da Avianca Brasil para operar no Brasil foi suspensa pela ANAC (Divulgação)

Apesar de sua formação em matemática, o norte-americano John Forbes Nash (1928-2015) ganhou seu Nobel em Economia (1994) por seus estudos baseados na Teoria dos Jogos, conceito desenvolvido por outro matemático, o húngaro John von Neumann (1903-1957). Mas o que os ensinamentos desses dois matemáticos têm a ver com o caso da disputa pelo espólio da Avianca Brasil? Leia e texto a seguir e descubra!

A Teoria dos Jogos estuda as situações em que jogadores fazem suas escolhas com base na escolha do(s) outro(s) jogador(es). Trazendo essa teoria para o caso da Avianca, podemos dizer que a escolha da Azul em comprar a empresa, afetou diretamente a escolha da Latam e da Gol, que optaram por fatiar a empresa em sete pequenas unidades para não permitir que a Azul levasse sozinha a Avianca. Tanto a escolha da Azul como da Latam e da Gol acabaram por afetar, também, a decisão da Swissport, que pediu o cancelamento do leilão de venda das sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs). Ao cabo dessa disputa de interesses, perderam todos. Os jogadores interessados, o mercado, os passageiros e, principalmente, os milhares de colaboradores da Avianca.

Em recente entrevista publicada na Folha de São Paulo, o presidente da Latam afirmou que as declarações do presidente da Azul de que Latam e Gol se uniram para acabar com a Avianca, maculam a imagem do setor aéreo e o levam ao descrédito, fazendo parecer que o setor não tem regras. Entretanto, o que leva o passageiro a pensar que o setor não é sério é o fato de ele se dirigir para o aeroporto, com o bilhete comprado, e não ter avião para fazer o seu voo. Pela proposta inicial da Azul, tanto os voos como os empregos seriam mantidos.

Mas o que nos interessa mesmo é analisar, sob a perspectiva da teoria de Nash, se seria possível preservar os 5.500 colaboradores da Avianca. Até o asfalto da pista de pouso do aeroporto de Brasília sabe que o Brasil ostenta o triste número de 13 milhões de desempregados e que, pela proporção atual de geração de empregos, levaríamos 100 meses (13.000.000 de desempregados/130.000 novas vagas em abril) para zerar o estoque de desempregados no país. Evidentemente nenhum desempregado pode esperar por até mais de oito anos até voltar a trabalhar.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Aí é que entra a teoria que ficou conhecida como o Equilíbrio de Nash, muito bem retratada na famosa cena do bar do filme “Uma mente brilhante”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2002. Nash e seus amigos estão num bar quando entra uma linda loira acompanhada de quatro amigas. Enquanto seus amigos discutem sobre quem conseguiria atrair a loira, Nash conclui que eles deveriam fazer o oposto: ignorá-la. “Se todos forem atrás da loira”, ele diz, “bloqueamos uns aos outros e nenhum de nós irá tê-la. Então, vamos atrás de suas amigas”. Segundo Nash, assim nenhum amigo irá atrapalhar a estratégia do outro e aquele seria o único jeito de vencer a disputa.

Assim, ao invés de todos os jogadores (Azul, Gol e Latam) disputarem a linda loira (Avianca), uma opção para todos saírem ganhando seria a formação de um consórcio, em que os interessados ficassem com o espólio da Avianca. Dessa forma, os participantes do jogo teriam algum ganho, mesmo que parcial, em vez de todos perderem. Isso já foi feito no passado, quando um consórcio criado em 1959 pela Varig, Cruzeiro do Sul e Vasp administrava os voos dessas companhias entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Quem sabe não seja uma opção? Nash já provou que funciona.

Sady Bordin é presidente do Instituto Eu Consigo e autor do livro “Vencendo a Crise – 100 dicas para conseguir, manter ou trocar de emprego”, da Editora Best-Business.

Veja mais: Azul foi a companhia que mais cresceu com a crise da Avianca

Posts Similares