Para TripAdvisor, Azul é a melhor companhia aérea do mundo em 2020

Empresa é a primeira do Brasil a aparecer no topo da premiação Travellers’ Choice, superando companhias aéreas com padrão de serviço mais luxuoso

(Nathan Coats - Wikimedia Commons)
O prêmio do TripAdvisor reúne avaliações do público (Nathan Coats – Wikimedia Commons)

Não deu para a Emirates, nem para a Singapore Airlines ou a Qatar Airways com seus enormes Airbus A380. O título de melhor companhia aérea do mundo em 2020 na premiação Travellers’ Choice ficou com a Azul. Esta é a primeira vez que uma empresa brasileira aparece no topo do ranking criado pelo TripAdvisor em 2002, um site de viagens que reúne avaliações de seus usuários.

Além do prêmio principal, a Azul também levou outra coleção de troféus. A empresa ganhou as categorias Melhor companhia aérea na América Latina, Melhor companhia aérea no Brasil, Melhor companhia aérea low cost da América Latina, Melhor Classe Econômica na América Latina e Melhor Classe Econômica do mundo.

“Esse prêmio só demonstra a verdadeira paixão e dedicação com que trabalhamos todos os dias para alcançar nossa missão de oferecer a melhor experiência de viagem aos nossos Clientes. Quero agradecer a todos, o nosso time e aos nossos Clientes, pois foram eles que fizeram a Azul voar ainda mais alto e alcançar essa premiação que é um enorme marco em nossa história”, comemora John Rodgerson, presidente da Azul. “ Fico ainda mais feliz e orgulhoso por sermos uma empresa brasileira e ter sido eleita no topo do ranking, à frente de empresas tradicionais do mercado mundial”, completa Rodgerson.

Os vencedores dos prêmios Travellers’ Choice são selecionados anualmente com base no feedback de milhares de membros do TripAdvisor. O ranking é elaborado com ajuda de um algorítimo que determina a quantidade e a qualidade das avaliações e classificações de companhias aéreas enviadas por viajantes do mundo todo durante um período de 12 meses.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

“Os vencedores do Travelers ‘Choice Awards 2020 devem se orgulhar muito desse grande reconhecimento. Embora tenha sido um ano desafiador para o segmento de viagens e hospitalidade, queremos celebrar as conquistas de nossos parceiros”, diz Kanika Soni, diretora comercial do Tripadvisor. “Os vencedores do prêmio são amados pelos seus serviços e pela alta qualidade que oferecem. Então, eles não apenas merecem ser reconhecidos, como também são uma grande fonte de inspiração para os viajantes agora que o mundo começa sua retomada”, completa Soni.

O que esse prêmio representa para a Azul?

Funcionando desde fevereiro de 2000, o TripAdvisor foi um dos primeiros sites da internet sobre viagens com conteúdo gerado pelos usuários. Hoje é um dos serviços mais populares do mundo nesse segmento, com mais de 32 milhões de inscritos e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados ao turismo.

Em 2002, o TripAdvisor criou a premiação Travellers’ Choice (Escolhas dos Viajantes) e passou a eleger os melhores nomes do setor baseado nas classificações de seus inscritos. Conforme a plataforma foi ampliando sua base de usuários globais e recebendo mais avaliações, o ranking virou uma espécie de termômetro sobre a popularidade das empresas aéreas e o engajamento de seus clientes. O prêmio, no entanto, tem critérios subjetivos.

Nos últimos 12 meses, a Azul recebeu 16.021 avaliações no Tripadvisor, sendo 9.234 delas com classificação “Excelente” (57,6% do total). A Emirates Airline, décima colocada na lista das melhores companhias do mundo de 2020, teve 61.399 avaliações, com 35.559 comentários “Excelente” (57,9%). A empresa de Dubai, por outro lado, teve 3.679 de avaliações (5%) registradas como “Horrível”, contra 401 qualificações (2%) negativas da companhia brasileira.

No “Oscar da Aviação”, a atual melhor empresa aérea do mundo é a Qatar Airways (Qatar)

Considerado o “Oscar da Aviação”, o World Airline Awards promovido pela consultoria britânica Skytrax usa uma metodologia de pesquisa considerada mais criteriosa e que hoje serve como referência no mercado.

Em vez de montar uma qualificação baseada em comentários e avaliações públicas, a Skytrax entrevista milhões de passageiros todos os anos (em 2019 ela entrevistou mais de 21,6 milhões de passageiros) e colhe relatos de viajantes de mais de 100 nacionalidades que avaliam suas experiências voando em mais de 300 companhias aéreas no mundo todo.

No World Airline Awards de 2019, a Qatar Airways foi eleita a melhor empresa do mundo, enquanto a Azul apareceu na 50° colocação. Devido a pandemia da Covid-19, a Skytrax cancelou a premiação deste ano e o próximo campeão do “Oscar da Aviação” será conhecido apenas em 2021.

Veja mais: Companhia aérea da Índia recebe raro A321neo com cabine executiva

 

 

 

Posts Similares