Primeiro Airbus A321 cargueiro nacional chega ao país

Aeronave com a matrícula provisória 9H-CGD pousou no Recife na sexta-feira, 10, e será operada pela nova companhia Levu Air Cargo
Arte do A321 da Levu Air Cargo (LAC)
Arte do A321 da Levu Air Cargo (LAC)

A frota de aeronaves comerciais do Brasil ganhou uma novidade nesta sexta-feira, 10, o primeiro Airbus A321 cargueiro do país.

O jato com a matrícula 9H-CGD pousou no Aeroporto de Recife, em Pernambuco após decolar de Malta. A aeronave do tipo A321PCF (convertida de passageiros para carga) será operada pela nova companhia aérea Levu Air Cargo.

No Brasil o inédito Airbus receberá a matrícula PS-LVU e deverá realizar rotas cargueiras entre Recife, Belém, Manaus e Guarulhos.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com alcance de cerca de 4.300 km, o A321 pode transportar até 27 toneladas de carga, ou seja, mais do que o Boeing 737-800BCF que tem sido usado no país por algumas empresas aéreas.

O jato cargueiro brasileiro quando ainda levava passageiros com a Ural Airlines
O jato cargueiro brasileiro quando ainda levava passageiros com a Ural Airlines (Anna Zvereva)

Airbus A330 cargueiro nos planos

A história do futuro PS-LVU começou em 1998 quando ele foi entregue à companhia aérea britânica Airworld, configurado para levar 220 passageiros.

Um ano depois ele foi repassado à Air Jamaica, onde ganho uma nova configuração com duas classes e 188 assentos. Em 2009, a aeronave foi assumida pela Turkuaz Airlines.

As rotas planejadas pela Levu Air Cargo
As rotas planejadas pela Levu Air Cargo

Em 2011, o A321 passou a fazer parte da frota da Ural Airlines que após dez anos em operação o devolveu. A aeronave encerrou sua carreira com passageiros para passar pela conversão para levar carga – antes da Levu, o A321PCF voava pela DHL na Alemanha.

A Levu tem planos de contar ainda com outra novidade no Brasil, um Airbus A330-200 cargueiro.

Com o jato de grande porte, a empresa pretende voar para Miami, Paris e Bogotá, na Colômbia. A previsão é que o widebody seja recebido no último trimestre de 2024.

Total
0
Shares
Previous Post
Embraer KC-390 Millennium

Uzbequistão pode ser o novo cliente do Embraer KC-390?

Next Post
Fokker 100 do Centre D’essais En Vol (Dylan Agbagni)

Onde voam os últimos Fokker 100 do mundo?

Related Posts
Total
0
Share