Primeiro voo de certificação do 737 MAX pode ocorrer nesta segunda-feira

Boeing e FAA estão se preparando para realizar uma campanha de testes de três dias que pode abrir caminho para a volta do jato ao serviço

Boeing 737 MAX 7
O 737 MAX 7 deve entrar em serviço em 2024 (Anna Zvereva)
Os voos de certificação serão realizados num 737 MAX 7, menor versão do jato (Anna Zvereva)

Após meses de expectativa, a Boeing e a FAA (Federal Aviation Administration) devem iniciar uma campanha de voos de testes de três dias com o 737 MAX nesta segunda-feira, 29, revelou a agência Reuters. Os voos de certificação são considerados o ponto de inflexão na crise que vive a aeronave mais popular da Boeing, proibida de voar desde março de 2019 após dois acidentes que vitimaram 346 pessoas.

Segundo a Reuters, após um briefing de pré-voo de várias horas, a tripulação deverá embarcar no modelo 737 MAX 7, o menor da família e que está equipado com vários sensores e computadores para registrar o voo.

O voo de testes deverá executar manobras que repetem cenários de risco como curvas e subidas acentuadas, pousos e arremetidas em aeroportos próximos à Boeing. Também está previsto o acionamento do MCAS, software que deveria aliviar o esforço dos pilotos em ângulos de ataque pronunciados, mas que apresentou problemas nos dois acidentes.

O objetivo da autoridade de aviação civil dos EUA é comprovar que as modificações na aeronave são suficientemente seguras para impedir que ocorram os mesmos comportamentos vistos nos dois jatos, que apresentaram vibração nos manches, por exemplo.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Há meses, a Boeing acumula centenas de horas em simuladores de voos além de voos com o mesmo 737 MAX 7 que será usado nesta semana. De posse dos dados levantados, o FAA então analisará os resultados para então definir se o avião é seguro e se os novos protocolos de treinamento são capazes de preparar os pilotos.

O novo diretor da FAA, Steve Dickson, um ex-piloto de caça F-15 Eagle, deverá realizar um voo no 737 MAX antes de declará-lo apto para voltar ao serviço comercial.

O fim do pesadelo da Boeing, no entanto, ainda levará alguns meses, possivelmente até setembro. É que o próximo passo envolve preparar centenas de pilotos no mundo para as mudanças implementadas no 737 MAX.

Isso, claro, se o FAA se der por satisfeito com o trabalho da Boeing e que outras autoridades de aviação civil não solicitem modificações extras na aeronave.

O mar de 737 Max no estacionamento da fábrica da Boeing: aterramento pode acabar em setembro (Google)

Veja também: Ainda proibido de voar, 737 MAX tem produção retomada pela Boeing

Posts Similares