Quadrimotor Il-96-400M será o novo avião do ‘juízo final’ russo

Versão atualizada do jato de passageiros da Ilyushin está na reta final de montagem e substituirá os velhos Il-80
Projeção do Il-96-400M (UAC)
Projeção do Il-96-400M: novo avião do juízo final
Projeção do Il-96-400M: novo avião do juízo final (UAC)

A Rússia usará o Il-96-400M, versão modernizada do quadrirreator de passageiros, como seu novo avião do ‘juízo final’, apelido dado à aeronave de comando aerotransportado avançado, utilizada em situações de graves conflitos como numa potencial guerra nuclear. Atualmente a força aérea do país utiliza quatro unidades do Il-80, também adaptado de um jato comercial, o Il-86, mas que possui alcance limitado.

A informação foi revelada para a TASS por uma fonte da indústria. “Ele está programado para substituí-lo (Il-80) por um Il-96-400M. Isso permitirá aumentar significativamente a autonomia de combate aerotransportado e estender o raio de comando das tropas”, disse à agência.

Os aviões de comando aerotransportado foram criados para manter a capacidade operacional das forças armadas em caso de destruição da infraestrura em solo. Os EUA, por exemplo, operam quatro E-4B, Boeings 747 adaptados para essa função, mas busca um substituto para os aviões, que estão em serviço desde a década de 70.

Esses aviões são projetados para voar initerruptamente por até uma semana com reabastecimento aéreo e podem receber até 112 tripulantes, entre equipe de voo e operações. Além de equipamento de comunicação, o E-4B possui proteção para radiação e para o chamado pulso eletromagnético nuclear (EMP).

A Força Aérea da Rússia possui quatro Ilyushin Il-80 de controle avançado (Foto - Max Bryansky)
A Força Aérea da Rússia possui quatro Ilyushin Il-80 de controle avançado (Max Bryansky)

Espaço para Vladimir Putin

Já o Il-80, ao contrário do E-4B, não possui janelas. Ele pode ser reabastecido em voo pelo sistema de sonda e possui dois imensos geradores elétricos montados sob as asas. Além de oficiais, o jato também pode transportar o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Assim como o jato americano, o quadrimotor é protegido contra possíveis interferências radioativas e está em operação desde o final dos anos 80.

Tanto o E-4B quanto o Il-80 chamam a atenção pela protuberância na parte superior da fuselagem, que acomoda os equipamentos de comunicação por satélite, entre outros.

Único quadrirreator em desenvolvimento

O Il-96-400M é um derivado do Il-96 original com fuselagem mais longa e alguns aprimoramentos técnicos. Seu motor turbofan, no entanto, é o mesmo PS-90A, de alto consumo de combustível. Ainda assim, a aeronave é bem mais eficiente que o velho Il-86.

A UAC, que controla a Ilyushin, afirmou recentemente que o primeiro voo do Il-96-400M ocorrerá em 2021. Não há previsão conhecida de quando o novo avião do “juízo final” russo será entregue.

Um clássico da Guerra Fria, os E-4B da USAF ainda são uma peça importante de dissuasão dos EUA (USAF)

Veja também: “Mini-cargueiro” Il-112V chegará ao mercado em 2023

Total
0
Shares
Previous Post
Airbus A330-900 - aeronave agora pode decolar com peso máximo de 251 toneladas

Airbus A330neo é certificado para decolar com peso máximo de 251 toneladas

Next Post
Embraer A-29 Super Tucano - Força Aérea de Filipinas

Embraer entrega seis aviões Super Tucano para a Força Aérea das Filipinas

Related Posts
Total
0
Share