Quais companhias aéreas chinesas têm jatos 737 MAX pendentes de entrega?

Boeing está perto de retomar entregas para transportadoras na China após um hiato de quatro anos
A China Southern deve ser a primeira companhia aérea no país a voltar a ter um novo 737 MAX (N509FZ)

A Boeing deve reiniciar as entregas de jatos 737 MAX para seus clientes chineses, revelaram fontes da Bloomberg nos últimos dias.

O marco ocorre após quatro anos em que mercado de aviação da China não acrescentou uma única aeronave do modelo, afetada pelo aterramento entre 2019 e o final de 2019 após dois acidentes fatais.

Nesse meio tempo, o acirramento do clima entre os governos dos EUA e da China, envolvidos em disputas comerciais e políticas, complicou ainda mais o envio das aeronaves, muitas delas prontas há vários meses.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo a agência de notícias, que conversou com pessoas familiarizadas com o assunto, as primeiras entregas devem ocorrer nas próximas semanas.

A Ruili Airlines tem 36 737 para serem entregues (Boeing)

Não por acaso, a Boeing retirou dois 737 MAX que estavam armazenados para colocá-los em condições de voo. Apesar disso, não é certo que eles sejam entregues para os clientes originais já que a empresa remanejou pedidos nesse período.

O que parece certo é que a China Southern Airlines será a primeira transportadora do país a receber um 737 MAX novo. Ela tem hoje 24 aeronaves do tipo em operação e 34 pendentes de entrega, segundo a Boeing.

Quais são as atuais clientes do 737 MAX na China?

Além da China Southern há outros cinco clientes do 737 MAX no país. De acordo com dados da Boeing, são 118 aeronaves ainda não entregues.

A Greater Bay vai contar com 15 737 MAX 9 (Boeing)

A empresa aérea que mais tem jatos a receber é a Ruili Airlines, com 35 737 MAX, seguida da China Southern com 34 aeronaves.

A Greater Bay Airlines, sediada em Hong Kong, vem em seguida, com 15 aviões, enquanto a arrendadora Minsheng Leasing possui 14 737 MAX pendentes. A lista tem ainda a Donghai Airlines (12 aviões) e a Okay Airways (7).

Cliente Encomendas pendentes
Ruili Airlines 36
China Southern Airlines 34
Greater Bay Airlines Company L 15
Minsheng Leasing 14
Donghai Airlines 12
Okay Airways Company Limited 7

Ressalte-se que, com exceção da China Southern, nenhuma grande companhia aérea chinesa consta no relatório, embora elas possuam frotas dos 737 MAX.

Boeing 737 MAX 8 - Air China
Boeing 737 MAX da Air China (Boeing)

Este é o caso da Air China, que opera 16 MAX 8 e tem 23 outros pendentes, mas cujos termos do acordo com a Boeing não estão claros.

A transportadora, em vez disso, tem ampliado as encomendas da família A320neo, da rival Airbus.

Total
0
Shares
Previous Post

Segundo ocupante do caça MiG-23 que caiu nos EUA acionou ejeção sem que piloto soubesse

Next Post

Em busca de superpedido, Embraer promove o C-390 Millennium na Índia

Related Posts
Total
0
Share