Segundo ocupante do caça MiG-23 que caiu nos EUA acionou ejeção sem que piloto soubesse

Ocupante do assento traseiro, cuja identidade não foi revelada, considerou problema no caça insolúvel enquanto o piloto Dan Filer tentava recuperar potência do motor, afirmou relatório preliminar do NTSB
MiG-23 que se acidentou nos EUA pouco antes de pilotos abandonarem avião (@Etaylor_19 via X)

Os primeiros detalhes sobre o acidente com um caça MiG-23 privado que caiu durante um show aéreo no estado de Michigan em 13 de agosto começaram a surgir em um relatório preliminar do NTSB, agência de segurança nos transportes dos EUA.

O jato supersônico de origem soviética era pilotado por Dan Filer, seu proprietário e ex-piloto da Marinha dos EUA. O MiG-23UB, no entanto, é uma variante de dois lugares e o segundo assento do observador era ocupado por uma pessoa de identidade ainda não revelada.

Foi justamente o segundo ocupante que precipitou o acionamento dos assentos ejetáveis, de acordo com o NTSB. A pessoa diz ter avisado o piloto que a perda de potência do motor era situação irreversível e que eles deveriam ejetar, mas Dan Filer ainda tentava solucionar o problema quando foi ejetado do avião.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Por questões de segurança, o MiG-23 aciona automaticamente o segundo assento ejetável quando um deles é acionado manualmente.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Scott Belanger (@darkroomeagle)

De acordo com o relatório preliminar, Dan Filer fez uma passagem pela pista e então notou que o pós-combustor não estava funcionando. “Ele [piloto] colocou as asas de geometria variável na posição totalmente para frente para aumentar a sustentação e começar a solucionar o problema,” diz o trecho.

“Ele estava solucionando problemas ativamente quando o observador do banco traseiro afirmou que eles precisavam ejetar. O piloto relatou que não estava pronto para ejetar e ainda estava solucionando o problema e manobrando o avião em direção à pista 27 no YIP [Willow Run Airport] quando seu assento ejetável disparou e ele saiu do avião”, acrescentou o relatório.

Um MiG-23UB, com dois assentos (Rob Schleiffert)

Dan Filer é dono de vários caças MiG-23 que restaura num hangar no Texas. Ele havia participado do show aéreo EAA, em Oshkosh, dias antes de se exibir no evento “Thunder Over Michigan”, em Ypsilanti.

Os dois ocupantes do caça saíram praticamente ilesos enquanto o MiG-23 caiu em uma área residencial sem causar ferimentos em pessoas no solo.

O MiG-23 é um caça monomotor desenvolvido pela União Soviética nos anos 60 e que entrou em serviço em 1970 como o substituto do MiG-21. A aeronave ainda é utilizada em algumas forças aéreas no mundo, mas foi aposentado na Rússia en 1998.

Total
0
Shares
Previous Post

Força Aérea da Índia quer mais 100 caças Tejas para substituir antigos MiG-21

Next Post

Quais companhias aéreas chinesas têm jatos 737 MAX pendentes de entrega?

Related Posts
Total
0
Share