Segundo jato C919 da China Eastern Airlines deve ser entregue em junho

Inédito avião comercial da COMAC acaba de entrar em serviço após meses de voos de treinamento. Empresa aérea tem um pedido firme de cinco jatos por enquanto
O C919 é operado apenas pela China Eastern Airlines até aqui (CEA)

A China Eastern Airlines, até aqui operadora do único C919 de produção em série, deverá receber uma segunda aeronave ainda em junho, de acordo com o The Papers.

O jornal sediado em Xangai e que pertence ao Partido Comunista chinês, afirmou ter conseguido a informação com exclusividade de uma fonte.

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O C919 é uma aeronave de porte semelhante ao Airbus A320, com capacidade para 168 passageiros em duas classes. O jato é produzido pela fabricante estatal COMAC e é a aeronave civil mais moderna já desenvolvida no país.

O programa foi lançado em 2008, mas o primeiro C919 de testes só realizou o voo inaugural em 2017. Desde então, quatro protótipos passaram a ser usados na certificação perante à CAAC, a autoridade de aviação civil da China.

O C919 foi certificado apenas em setembro de 2022 e a primeira aeronave foi entregue em dezembro para até então única cliente com pedidos firmes, a China Eastern Airlines.

Um dos protótipos do C919 (COMAC)

Dias depois, a empresa aérea lançou uma programação de 100 horas de voos de avaliação, para simular condições semelhantes ao serviço comercial.

Previsto para ser finalizado em fevereiro, a programação acabou se estendendo e apenas em 28 de maio o C919 fez sua estreia comercial, num voo entre Xangai e a capital chinesa, Pequim.

Motor local CJ-1000A

A COMAC ainda não está produzindo o C919 em um ritmo normal, à espera de ajustes que a experiência de voos da China Eastern podem proporcionar.

Cargueiro Y-20 de testes flagrado voando com o motor CJ-1000A

Assim como ocorreu com o jato regional ARJ21, as entregas do C919 devem passar por um aumento gradativo, à medida que os processos vão sendo aprimorados.

Ainda assim, há quem acredite que o status de produção plena só será de fato atingido quando o C919 substituir vários componentes ocidentais, incluindo o turbofan LEAP1-C por um similar doméstico, o CJ-1000A, da AVIC, e que está em testes em uma aeronave Y-20.

Via Simple Flying

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