Seria esse o potencial novo avião presidencial de Lula?
Aeronave Airbus A330-200 VIP que está à venda na Suíça traz confortos solicitados pelo presidente, como suíte master, várias salas e área para convidados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à procura de um novo avião VIP para suas viagens de longo alcance e que substitua o VC-1A, um Airbus A319 adquirido novo durante a primeira gestão do petista.
A aeronave desejada é também um Airbus, mas o widebody A330-200. Desde que assumiu seu terceiro mandato, Lula já utilizou um dos dois KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), jatos que foram adquiridos da companhia aérea Azul para serem convertidos em aviões-tanque.
O grande alcance e o espaço interno teriam motivado o mandatário a solicitar à FAB que convertesse um dos A330 em avião presidencial.
Segundo o Metropóles, no entanto, o Comando da Aeronáutica convenceu Lula a buscar um terceiro Airbus já que transformar um dos A330 em aeronave VIP sairia muito caro, além de comprometer os planos do Ministério da Defesa.
Segundo revelou o site dias atrás, a FAB já encontrou uma aeronave que atenda às necessidades do presidente, um A330-200 VIP pertencente à uma empresa suíça e que teria sido usado por um bilionário árabe.
O A330-200 de matrícula P4-MPO voa desde 2002 e foi convertido para aeronave executiva em 2015 (Kevin Chung)
Poucas opções no mercado
AIRWAY conseguiu localizar ao menos um A330-200 que coincide com a descrição. Trata-se da aeronave de matrícula P4-MLO, da empresa suíça Comlux.
Especializada em comercializar aeronaves de luxo, a Comlux está vendendo seu A330, afirmando ser um jato “pronto para entrega”.
Fabricada em 2002, a aeronave operou na Emirates Airline até 2013, quando foi devolvida ao antigo arrendador e colocada em armazenagem.
Após ser adquirido pela Comlux, o Airbus foi convertido para aeronave VIP em 2015 nos EUA. Em 2019, o A330 ganhou um registro de Aruba, usado até hoje.
Por conta do caráter privado, o A330 P4-MLO não tem seus voos divulgados em sites de rastreamento de ADS-B. Portanto, não foi possível descobrir seu atual paradeiro.

Imagens de spotters mostram a aeronave em vários aeroportos do mundo nos últimos anos. Durante um período de tempo, os winglets do A330 traziam a imagem de uma mulher oriental, mas sem identificação.
Segundo o Airfleets, o jato estaria inativo desde março deste ano. Há outros A330-200 de uso executivo no mercado, mas para facilitar sua operação, a FAB deve restringir a seleção à aeronaves com motores Rolls-Royce Trent 700, como os que equipam os dois KC-30.

Suíte master
O A330-200 em questão parece oferecer o que Lula busca, um ambiente mais espaçoso e com mais amenidades. Segundo a Comlux, seu Airbus possui 214 m² de área VVIP, incluindo uma suíte master (com banheiro), várias salas e um espaço para visitantes.
Embora com mais de duas décadas em serviço, o A330 tinha menos de 400 ciclos realizados e acumulado pouco mais de 1.600 horas de voo.

Com uma autonomia de 7.300 milhas náuticas (cerca de 13.500 km), o A330 VIP poderia voar sem escala de Brasília para destinos distantes como Moscou – as duas capitais estão separadas por pouco mais de 11.200 km.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o A330 presidencial deverá custar entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões, praticamente o preço que a FAB pagou pelos dois jatos vendidos pela Azul.
A vantagem em escolher o mesmo modelo do KC-30 seria compartilhar a mesma infraestrutura de manutenção. Ao jornal, a Presidência da República afirmou que até o momento não há decisão tomada sobre o assunto.