Força Aérea dos EUA deverá dispensar turboélices Super Tucano, da Embraer

Com escolha da versão militar do avião agrícola AT-802 para o programa Armed Overwatch, tanto o A-29 quanto seu rival AT-6 deverão ser repassados para forças aéreas aliadas
Embraer/SNC A-29 Super Tucano que serão retirados do serviço (SNC)

A Força Aérea dos EUA (USAF) deve encerrar os ensaios com três turboélices A-29 Super Tucano e dois AT-6C Wolverine que foram adquiridos há pouco tempo para demonstrações em missões de ataque leve.

Segundo afirmou Edward Stanhouse, vice-diretor executivo do programa de inteligência, vigilância, reconhecimento e forças de operações especiais dos EUA, as aeronaves serão declaradas como “artigos de defesa em excesso” e repassadas para países parceiros.

Os dois turboélices foram cogitados pela USAF em 2009 para formarem uma frota de aeronaves de apoio aéreo aproximado e ataque leve dentro do programa Light Attack/Armed Reconnaissance (LAAR).

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

Após cortes no orçamento, a Força Aérea relançou um novo programa, o Light Attack Experiment, em 2017 e para isso adquiriu alguns aviões da Textron e da Sierra Nevada (parceira da Embraer).

As aeronaves “foram usadas ​​para demonstrações de prova de conceito tanto pelo SOCOM quanto pelo Comando de Combate Aéreo”, disse Stanhouse durante conferência recente.

O AT-6 Wolverine (Textron)

Venda Militar Externa

Com a escolha do AT-802U Sky Warden, um avião de ataque agrícola convertido para operações ISR (Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance), pelo Special Operations Command (SOCOM), no programa Armed Overwatch, manter os A-29 e AT-6 teria perdido qualquer sentido.

A tendência é que os três A-29 e os dois AT-6 sejam transferidos por meio do processo de Venda Militar Externa (sigla FMS em inglês), que autoriza o fornecimento de armamentos para nações aliadas dos Estados Unidos.

Ambos já são operados por forças aéreas estrangeiras como a Nigéria no caso do Super Tucano e a Tunísia, que teve autorização para receber quatro AT-6C em 2020.

Total
0
Shares
16 comments
  1. Cortando gastos pois tem de investir nos bombardeiros de última geração que estão em desenvolvimento não é mesmo?

  2. EVITAR GASTOS NECESSARIOS AS EMPRESAS MILITARES BRASILEIRAS NAO PODE SER PALAVRA FINAL DE UNS OU OUTROS NAO CAPAZES

  3. A indroduçao desses caças leves a defesa de um país é apenas uma coisa, proteção recursos agrícolas. A escassez meu amigo.

  4. acredito a analise esteja enviesada pois o A29 sequer participou desta concorrência. A subsidiária da Embraer Sierra Nevada entrou na concorrência com outro modelo civil bimotor willy coyote Mc 145….a concorrência era para uma categoria que é atualmente Cesna Caravan ac208….o Super Tucano é de outra categoria de tipo avião.

  5. Otima Oportunidade para a Marinha do Brasil usar como avião de Instruções antes dos Pilotos se qualificarem nos A4.

  6. Com a vergonhosa retirada(derrota) Americana no Afeganistão o A29 perdeu seu principal teatro de operações, sem uso sem necessidade simples assim, nada de errado com a aeronave, seria interessante a FAB adiquirir as 3 aeronaves via FMS para repor perdas do seu inventário…

  7. Olá, será que os Tucanos poderiam vir para a FAB? O que acham e qual a possibilidade disso acontece?

  8. Claro q eles vão cortar ! E uma disputa financeira ! Vai dar moral pr outra empresa q nao seja americana !!! Cortar custo nada ! Tai vendendo f 35 a preco de custo pra derrubar a saab ! E fizeram isso no passado com a engesa e o tanque brasileiro osorio ! Abre o olho galera !!!!

  9. Estas informações estão totalmente equivocada, logo que isso escreveu ou ou não sabe o que diz ou querem somente bagunçar a discussão. Considerando que o AT802U, tem valor global muito inferior, bem como sua categoria de combate e tecnologia, o Avião da SkyWarden custa em torno de US$ 2milhões enquanto o Embraer A29 Super Tucano tem preço inicial de U$10milhões, e a aviônica empregada e tecnologia, são bem superiores, não se comparam. Forte abraço.

  10. Quando bobeira. O Brasil precisa produzir algo valoroso….avioes com categoria do seculo passado nao funciona MAIS…..

  11. Compraram , ficaram o que quiseram e agora deletaram , lógico que farão um bem melhor !!!! E o Brasil ôôôôôô

  12. Soh queriam acabar com a tecnologia de aviação brasileira… Traidores como moro, boconaro são fezes do IANQUEs para acabar com o pouco de tecnologia que o Brasil e outros emergentes desenvolvem.

Comments are closed.

Previous Post

Baykar planeja abrir fábrica de drones na Ucrânia

Next Post

Emirates gastará US$ 2 bi para tentar resgatar “era de ouro”

Related Posts
Total
0
Share