Stratolaunch compra Boeing 747 “Cosmic Girl” da Virgin Orbit

Empresa de lançamentos espaciais fundada por Richard Branson pediu falência recentemente
Boeing 747-400 'Cosmic Girl' - Virgin Orbit
Boeing 747-400 ‘Cosmic Girl’: avião funciona como plataforma aérea de lançamentos espaciais (Virgin Orbit)

A Stratolaunch, empresa do setor espacial dos Estados Unidos conhecida por ser a proprietária do Roc, o maior avião do mundo, vai incorporar outro gigante em sua frota. A companhia confirmou nesta semana a compra do Boeing 747-400 “Cosmic Girl” da Virgin Orbit, empresa de lançamentos espaciais criada pelo bilionário britânico Richard Branson e que encerrou as atividades recentemente.

De acordo com o tribunal de falências da Califórnia, a Stratolaunch pagou US$ 17 milhões pelo 747 que serve como plataforma aérea de lançamento de veículos espaciais – a venda foi confirmada nesta quinta-feira (25). Outra empresa, a Rocket Lab vai desembolsar US$ 16,1 milhões para assumir a fábrica de foguetes da Virgin Orbit em Long Beach.

A venda dos ativos da Virgin Orbit de forma fragmentada indica que a empresa de Branson não recebeu um lance adequado por todo empreendimento. Até o mês passado, a empresa ainda tentava firmar acordos com parceiros para manter as operações, mas não houve avanço nessas negociações.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Boeing 747 “Cosmic Girl” será o novo companheiro de frota do Roc, da Stratolaunch, que também lança foguetes em voo (Divulgação)

“A adição desta aeronave é um marco transformacional”, disse Zachary Krevor, presidente e CEO da Stratolaunch. “Com o Roc permanecendo como nossa aeronave principal, um 747 adicional traz recursos e flexibilidade expandidos para nossa plataforma. Seremos capazes de aumentar nossa capacidade de teste de voo para nos tornarmos um parceiro ainda mais forte para clientes globais.”

Fundada em 2017 por Branson como um desdobramento da Virgin Galactic, empresa de turismo espacial, a Virgin Orbit oferecia serviços de lançamento de pequenos satélites ao espaço por meio do foguete LaucherOne. O veículo espacial era acoplado a asa do Cosmic Girl e lançado em voo. Desde 2021, a companhia fez quatro lançamentos orbitais.

Ilustração do Boeing 747 “Cosmic Girl” com o tema de pintura da Stratolaunch (Divulgação)

A Virgin Orbit também tenta negociar seus foguetes LaucherOne remanescentes, mas ainda não encontrou um comprador interessado. A empresa tem cerca de 10 modelos concluídos.

Total
0
Shares
Previous Post

Apesar dos problemas nos motores do E2, Pratt & Whitney tem “total apoio” da Embraer, diz CEO

Next Post

Binani Air, da Nigéria, recebeu primeiro avião: um Embraer E170

Related Posts
Total
0
Share