Suécia volta a oferecer caças Saab Gripen para a Croácia

País europeu reabriu licitação para 12 aeronaves que substituirão seus MiG-21 após tentativas anteriores frustradas
Saab Gripen D
(SAAB)
A Saab tenta vender 12 caças Gripen C/D desde o começo da década para a Croácia (SAAB)

Membro da OTAN desde 2009, a Croácia possui uma das menores forças aéreas da Europa. O país opera apenas um esquadrão de caças MiG-21 herdados dos tempos da Iugoslávia. Há pouco mais de uma década, no entanto, a força aérea do país tenta substitui-los por aviões mais modernos.

Uma das fabricantes que se ofereceu para suprir essa necessidade é a Saab. A empresa sueca fez a primeira proposta no começo da década, aproveitando a experiência com acordos semelhantes firmados com outros dois países da antiga Cortina de Ferro, a Hungria e a República Tcheca, que substituíram seus MiG-21 pelo caça Gripen.

Novamente, os suecos oficializaram uma proposta semelhante em 2015, para 12 caças Gripen C/D, mas a Croácia acabou evoluindo conversas com Israel para a aquisição de caças F-16 usados. Entretanto, o negócio acabou frustrado por restrições do governo dos EUA.

Em janeiro deste ano, no entanto, a Croácia voltou a lançar a licitação para aquisição de 12 aeronaves convidando sete países: EUA e Suécia, para compra de novos caças, e França, Itália, Noruega, Grécia e Israel visando unidades usadas.

Nesta quarta-feira, 09, o governo sueco e Saab submeteram sua proposta para 12 caças Gripen C/D. A fabricante também oferece um pacote de cooperação estratégica para desenvolver a indústria de defesa do país, algo semelhante ao que foi feito com o Brasil quando comprou 36 caças Gripen E/F, a versão mais avançada do modelo.

“A Suécia e a Saab estão oferecendo uma solução abrangente e de longo prazo para a segurança interna da Croácia que protegerá o povo e as fronteiras do país nas próximas décadas. Se a Croácia escolher o Gripen, a Saab estará pronta para transferir know-how e tecnologia e estabelecer um Centro Regional de Serviços Aeronáuticos e de Suporte local. Isso desenvolveria uma cooperação de longo prazo com a indústria de defesa do país, bem como com o setor acadêmico, gerando cerca de 500 empregos de alta tecnologia”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab.

O programa de substituição dos MiG-21, que tem vida útil até 2024 após atualizações pontuais, pretendia analisar as propostas em setembro, mas isso só deverá ocorrer nos próximos meses.

Caça MiG-21 com as cores da Força Aérea da Croácia; país aposentou o jato recentemente (Tomislav Haraminčić)
Caça MiG-21 com as cores da Força Aérea da Croácia (Tomislav Haraminčić)

Veja também: Primeiro caça Gripen da FAB está a caminho do Brasil

Total
21
Shares
Previous Post

Jornal diz que VoePass estuda pedir recuperação judicial, mas empresa nega

Next Post

Pelo sétimo mês seguido, Boeing registrou mais cancelamentos do que novos pedidos

Related Posts