United Airlines escolhe o A321XLR para substituir seus Boeing 757

Com pedido firme de 50 aeronanves, companhia aérea é a terceira nos EUA a encomendar o jato de longo alcance da Airbus

A United receberá o primeiro A321XLR em dezembro de 2025
A United receberá o primeiro A321XLR em dezembro de 2025 (Airbus)
A United é a terceira companhia aérea dos EUA a optar pelo A321XLR, colocando pressão sobre a Boeing (Airbus)

A Airbus anunciou nesta quarta-feira (04) uma encomenda firme de 50 jatos A321XLR com a United Airlines. Com capacidade para até 240 passageiros, os aviões da Airbus começarão a ser entregues em 2024 e substituirão parte da frota de Boeing 757 – a companhia aérea dos EUA possui atualmente 74 jatos desse modelo, 53 da versão -200 e 21 da rara variante -300, de maior capacidade.

“A nova aeronave Airbus A321XLR é um substituto ideal para as aeronaves mais antigas e menos eficientes que operam atualmente entre algumas das cidades mais importantes da nossa rede intercontinental”, afirmou Andrew Nocella, vice-presidente executivo e diretor comercial da United. “Além de fortalecer nossa capacidade de voar com mais eficiência, o A321XLR abre novos destinos em potencial para desenvolver ainda mais nossa rede de rotas e oferecer aos clientes mais opções para viajar pelo mundo”, completou.

“Estamos muito satisfeitos em nos reencontrar com nossos amigos em Chicago e agradecer a eles por sua confiança. A escolha do A321XLR pela United Airlines é um reconhecimento do alcance, carga útil e eficiência de combustível que a Airbus incorporou a esta aeronave de última geração ”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus. “A excepcional versatilidade e desempenho do A321XLR permitem novas eficiências operacionais que fluem para os resultados da companhia aérea”.

Segundo a Airbus, a United Airlines pretende colocar parte dos A321XLR em rotas transatlânticas a partir de 2025. Com autonomia de 4.700 milhas náuticas (8.700 km), a variante de longe alcance do A321 é capaz de operar em rotas que antes só eram possíveis com widebodies.

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Boeing 757 da United Airlines: companhia opera mais de 70 aviões com idade média de quase 22 anos (Craig Sunter)

Mais pressão sobre a Boeing

A nova encomenda de uma companhia aérea dos EUA coloca mais pressão sobre a Boeing que tem visto sua rival europeia abrir uma enorme vantagem em encomendas enquanto ela luta para recolocar o 737 MAX de volta ao serviço. Desde que o A321XLR foi anunciado, a American Airlines e a JetBlue tornaram-se clientes do modelo.

E não será um absurdo se a Delta Air Lines decidir o mesmo afinal a empresa tem fechado mais acordos com a Airbus nos últimos anos, incluindo a primeira compra do A220, menor jato da fabricante.

Apesar disso, a United Airlines é também umas das principais clientes do 737 MAX 10, a maior versão já criada do jato de um corredor e que acaba de ser apresentada. Mas o avião da Boeing não chega nem perto de oferecer um alcance e capacidade de passageiros semelhante ao A321XLR. São no máximo 230 lugares e um alcance de 3.300 milhas náuticas (6.110 km) na melhor das hipóteses.

Para fazer frente ao avanço do A321XLR, a Boeing estuda o NMA, um pequeno widebody que faria a transição entre o 737 e o 787, mas rumores recentes têm indicado que a fabricante teria mudado de ideia e agora planeja lançar um novo jato de um corredor, batizado internamente de FSA (Future Small Airplane). Qualquer que seja a decisão da Boeing, fato é que esse futuro jato ainda levará muito tempo para chegar ao mercado e isso torna o avião da Airbus ainda mais atraente.

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