Força aérea da Nigéria será o próximo operador do Super Tucano

País vai receber 12 aviões fabricados pela Sierra Nevada, parceira da Embraer nos EUA
Os Super Tucano em operação nos EUA foram montados pela fabricante local Sierra Nevada (Divulgação)
Os Super Tucano em operação nos EUA foram montados pela fabricante local Sierra Nevada (Divulgação)
Os Super Tucano em operação nos EUA foram montados pela fabricante local Sierra Nevada (Divulgação)
A Nigéria será o quinto operador do Super Tucano na África (Divulgação)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nessa quarta-feira (28) que assinou o contrato inicial de US$ 329 milhões para a produção de 12 aviões de combate A-29 Super Tucano em nome da Força Aérea da Nigéria. As aeronaves serão produzidas em Jacksonville, na Flórida, pela Sierra Nevada Corporation, fabricante parceira da Embraer nos Estados Unidos.

O contrato ainda possui uma cláusula, descrita como “ação do contrato não definida”, acrescentando que o valor da venda pode variar, mas sem exceder a faixa de US$ 344,7 milhões. O montante adicional servirá para incluir sistemas de visão infravermelho (FLIR) em seis das aeronaves encomendadas para a Nigéria. Os aviões serão entregues até 2024.

Além das aeronaves, o contrato também prevê dispositivos para treinamentos em solo, sistemas de missão, peças sobressalentes, equipamentos de apoio e para missões alternativas, apoio logístico da Sierra Nevada e cinco representantes de serviço de campo da fabricante por três anos.

A aprovação da venda dos Super Tucanos aos nigerianos foi decidida após uma série de discussões com o governo dos EUA que levaram ao relaxamento de uma moratória das vendas de equipamentos militares para a Nigéria. O principal objetivo do país africano com as aeronaves é reforçar sua luta contra o grupo terrorista Boko Haram.

A intermediação dos EUA na venda dos Super Tucano à Nigéria faz parte do programa de ajuda militar oferecido por Washington a países do terceiro mundo que combatem grupos terroristas. É o mesmo caso dos A-29 vendidos às forças armadas do Afeganistão e Líbano, também negociados pelos americanos.

A Nigéria será o quinto operador do Super Tucano na África, onde a aeronave projetada pela Embraer também voa com as cores das forças armadas de Angola, Burkina Faso, Mali e Mauritânia.

Veja mais: Os aviões da Embraer que já enfrentaram combates reais

Total
0
Shares
Previous Post
A LATAM usa o 767 para Boston e Orlando

Latam anuncia voo São Paulo-Munique para junho de 2019

Next Post
A340 da Joon: companhia da Air France voa para Fortaleza

Air France já pensa em encerrar a Joon

Related Posts
Total
0
Share