EUA compram mais seis Super Tucanos para equipar forças do Afeganistão

Aeronaves serão produzidas nos EUA pela Sierra Nevada Corporation, parceira da Embraer
Os Super Tucanos que voam no Afeganistão foram montados nos EUA (USAF)
Os Super Tucanos que voam no Afeganistão foram montados nos EUA (USAF)
Os Super Tucanos que voam no Afeganistão foram montados nos EUA (USAF)
Os Super Tucanos que já voam no Afeganistão foram montados nos EUA (USAF)

A Embraer Defesa & Segurança e sua parceira nos Estados Unidos, a Sierra Nevada Corporation (SNC), anunciaram nesta quarta-feira (25) um novo pedido da Força Aérea dos EUA (USAF) por mais seis aeronaves A-29 Super Tucano. Segundo comunicado das fabricantes, mais adiante esses aviões vão equipar as forças armadas do Afeganistão.

As empresas ainda adiantaram que a produção da encomenda para a USAF “deve começar imediatamente”. As aeronaves serão produzidas na instalação da SNC em Jacksonville, na Flórida.

“Acreditamos que essa decisão demonstra que o A-29 Super Tucano é a melhor aeronave para operações de apoio aéreo tático, como também a solução comprovadamente mais confiável e econômica para cenários de contrainsurgência e de guerras não convencionais”, afirma Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O Afeganistão é um dos países que vem recebendo ajuda militar dos EUA, com treinamentos para tropas e oficiais e o envio de equipamentos de combate, como o Super Tucano. A nova encomenda dos EUA por mais seis aeronaves é justamente para completar o programa do A-29 às forças afegãs, que esperam 20 unidades do avião. Até o momento, o pais já recebeu 12 unidades.

Outra nação contemplada pelo mesmo programa de ajuda militar dos EUA é o Líbano. O país do Oriente Médio recebeu recentemente seus dois primeiros Super Tucanos e até o final de 2018 deve receber mais quatro unidades. Os aviões para os libaneses também são construídos pela SNC.

A Força Aérea da Colômbia é o segundo maior operador do Super Tucano, depois da FAB (FAC)
A Força Aérea da Colômbia é o segundo maior operador do Super Tucano, depois da FAB (FAC)

“Estamos orgulhosos em continuar apoiando o Programa A-29 no Afeganistão, da Força Aérea, já que isso não apenas atesta a capacidade da aeronave A-29, mas também sua facilidade de operação e custo-benefício”, diz Taco Gilbert, vice-presidente sênior da área de ISR da Sierra Nevada. “Não há outra aeronave como o A-29 capaz de realizar treinamento em voo, ataque leve e o treinamento de novos pilotos de combate. O grande interesse em torno da aeronave demonstra seu valor para as forças aéreas de todo o mundo”.

Até o momento, o A-29 Super Tucano já foi selecionado por 13 forças aéreas no mundo todo. A aeronave soma com esses operadores (incluindo a Força Aérea Brasileira – FAB) mais de 320 mil horas de voo e mais de 40 mil horas em experiência de combate real.

 

A força aérea do Chile conta com 12 modelos Super Tucano (FACH)
A força aérea do Chile conta com 12 modelos Super Tucano (FACH)

Super Tucano no Afeganistão

A força aérea do Afeganistão caminha para se tornar um dos maiores operadores do Super Tucano. Com 20 aeronaves, a frota do país vai superar a de importantes clientes do avião da Embraer, como Indonésia (com 16 unidades) e Equador (18 unidades). Na lista geral, os afegãos serão os terceiros, atrás apenas da Colômbia (25 unidades) e o Brasil, maior operador do avião, com cerca de 90 unidades.

Os primeiros Super Tucano do Afeganistão entraram em operação no início de 2016. Apesar de pouco tempo de experiência com a aeronave, as forças afegãs já empregaram o A-29 em combate. Em abril de 2016, o avião da Embraer/SNC participou de uma missão de bombardeiro contra terroristas.

Super Tucano “made in USA”

O Super Tucano também participa da seleção de um importante contrato com a USAF, o “Programa OA-X“. A força aérea americana planeja adquirir cerca de 300 aeronaves de ataque leve e treinamento avançado para substituir os antigos e dispendiosos jatos A-10 Warthog.

O avião oferecido pela parceria Embraer-SNC já participou de uma sessão de testes avançados nos EUA ao lado de concorrentes do mesmo segmento. A escolha da USAF, porém, ainda não foi decidida. Para decidir a seleção, os diretores do Programa OA-X estudam enviar o Super Tucano e seu principal rival, o Textron AT-6 Wolverine, para missões de combate real operadas por oficiais americanos contra terroristas.

Veja mais: Os combates reais já enfrentados pelos aviões da Embraer

Total
0
Shares
Previous Post

Segundo protótipo do novo Hercules civil inicia testes de voo

Next Post
A imagem do Parque Campo de Marte divulgada pela prefeitura ainda não é o formato definitivo do projeto (Prefeitura de São Paulo)

Prefeitura apresenta projeto do novo Parque Campo de Marte

Related Posts