Força Aérea do Uruguai recebe oferta para comprar aviões Hawk e Tucano

Aeronaves militares de segunda mão são oferecidas por um corretor dos Estados Unidos por cerca de US$ 100 milhões
Treinador com garras: o BAe Hawk também pode ser empregado como caça leve (RAF)

Uma corretora de aeronaves dos Estados Unidos, a Falcon Air fez uma oferta à Força Aérea Uruguaia (FAU) contendo oito aviões de segunda mão, sendo dois jatos Hawk 100 (biposto) e seis Hawk 200 (monoposto) da British Aerospace (BAE), além de até seis EMB-312F Tucano da Embraer, por US$ 100 milhões. A informação foi antecipada pelo website Defensa.

A proposta da empresa estadunidense inclui ainda diversas peças de reposição e itens para atualizar as aeronaves, que foram produzidas na década de 1990. De acordo com a página, que classifica os aviões “com um grau apreciável de manutenção e horas (de voo) remanescentes, o último operador dos Hawk foi a Força Aérea de Omã, enquanto os Tucanos são provenientes da Força Aérea da França

Força aérea das mais antigas da América do Sul, a FAU está há alguns anos em busca de aeronaves com capacidade de ataque e interceptação. Hoje, o principal avião do Uruguai que atua nessas funções são os antigos Cessna A-37B Dragonfly, uma aeronave de baixa performance e que em muitos países já virou peça de museu.

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Veterano da Guerra do Vietnã, o Cessna A-37 continua em operação no Uruguai (FAB)
Veterano da Guerra do Vietnã, o Cessna A-37 continua em operação no Uruguai (FAB)

Em 2020, a FAU informou que recebeu três propostas para comprar aeronaves novas de fábrica: o Leonardo M-346 da Itália, KAI FA-50 da Coreia do Sul e o Hongdu L-15B da China. Na época, comentou-se também sobre uma possível oferta da Saab por caças Gripen C (versão anterior ao Gripen E da Força Aérea Brasileira). Apesar das ofertas, Montevidéu não avançou com negociações.

No ano passado, o Uruguai avaliou outros dois jatos militares: o L-39NG, da Aero Vodochody, fabricado da República Tcheca, e o russo Yakovlev Yak-130. Porém, novamente, o país não abriu negociações. Também em 2022, foi apontado que a FAU teria interesse em adquirir turboélices de ataque A-29 Super Tucano de estoques do Brasil.

O último caça “puro sangue” que voou com as insígnias da FAU foi o Lockheed P-80 Shooting Star – a FAU nunca teve uma aeronave supersônica. O jato fabricado nos Estados Unidos foi operado no Uruguai entre 1958 e 1969.

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  1. Não que seja a solução para todos os problemas da FAU, mas com o orçamento e capacidades dela, a melhor, se não a única, é o Super Tucano.
    Talvez em um futuro melhor, um caça de melhor porte que os já avaliados seria possível.

  2. Se os uruguaios tiverem dólares na carteira, a oferta americana não é de todo tão ruim…….mas outras propostas poderiam ser de aeronaves mais novas, como os Gripens C suecos.
    Já está na hora do Uruguai ter caças supersônicos…..( vão matar os argentinos de raiva. )

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