A Finlândia, Turquia e Polônia desejam a mesma aeronave da Embraer
Países europeus estão em conversas para potenciais encomendas do C-390 Millennium, disse ministro da Defesa

Mais clientes para o C-390: Nem bem anunciou um acordo com a Suécia para quatro aeronaves de transporte tático Millennium, a Embraer já busca fechar mais pedidos do jato bimotor.
Além de países já conhecidos que avaliam o KC-390, como Índia, México e Arábia Saudita, também a Finlândia, a Polônia e a Turquia estão conversas adiantadas pelo avião.
Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio revelou as nações como ‘potenciais clientes’ da aeronave. “As negociações para expansão das vendas do KC-390 são permanentes e estamos otimistas”, disse Mucio durante a LAAD nesta semana.
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A Polônia já tinha o interesse revelado e contou até com umavisita da cúpula da Embraer para apresentar o jato à sua força aérea.
A Turkish Aerospcace, por sua vez, acaba de assinar um Memorando de Entendimento com a Embraer para estreitar os laços industriais e quem sabe produzir o jato comercial E2 na Turquia.
Não seria, portanto, uma surpresa se a Força Aérea Turca se tornasse operadora do C-390.

A Finlândia é a novidade da lista já que o país ainda não havia se manifestado nesse sentido.
Em comum, as três nações europeias são hoje parte da OTAN, a aliança militar que tem perdido apoio dos Estados Unidos sobre a administração de Donald Trump.
A mudança de direção pode afastar o C-130J Hercules de concorrências, em vista da instabilidade no relacionamento com os EUA. E reforça a posição da Embraer, que já tem conquistado vários pedidos no continente.

Quais são os países potenciais clientes do C-390?
Na Europa há conversas com Polônia, Finlândia e Grécia enquanto na África, Marrocos, Egito e África do Sul são apontados como possíveis clientes.
No Oriente Médio, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos avalia a aeronave. Na Ásia, a Índia é o país com maior potencial de encomenda, com até 80 aeronaves. O Uzbequistão, por sua vez, seria o cliente que fechou um acordo para dois C-390 em 2024.
Na América do Norte, o México já recebeu a visita da Embraer algumas vezes enquanto a companhia tenta convencer a Força Aérea dos EUA a considerar o KC-390 como aeronave de reabastecimento aéreo tático.
A América do Sul, por fim, tem o Chile e a Colômbia como mais prováveis operadores.

Por que o C-390 tem atraído tantos holofotes?
O avião multimissão é um projeto mais moderno e capaz que o C-130J, uma aeronave que se originou dos anos 50, a despeito de ter sido atualizada.
Equipado com dois turbofans V2500, o C-390 é mais veloz e transporta mais carga paga, um total de 26 toneladas.
A aeronave também é bastante versátil, sendo capaz de operar como avião-bombeiro, no lançamento de tropas, reabastecimento aéreo e como UTI aérea, entre outros papeis.
Além disso, o Millennium utiliza aviônicos de última geração e controles fly-by-wire, mais precisos. Sua prontidão também tem surpreendido os operadores, que tên utilizado a aeronave com 99% de eficácia.