Air France deve anunciar encomenda do Airbus A220
Segundo imprensa francesa, companhia aérea pretende comprar cerca de 60 aviões para renovar sua frota de jatos de corredor único


Após quase oito anos, a Air France está prestes a anunciar uma nova encomenda de aeronaves. É o que revelou o Le Journal du Dimanche no sábado (27), afirmando que o grupo deve fechar negócio com a Airbus para a compra de 50 a 70 jatos A220 com opção para o mesmo número de aeronaves.
Trata-se da maior encomenda da Air France desde o negócio fechado pelos jatos avançados Airbus A350 e Boeing 787 no início da década e que incluiu também a parceira holandesa KLM.
O A220 é na verdade o CSeries, desenvolvido pela canadense Bombardier e que teve a maior parte do programa assumida pela Airbus no ano passado. O projeto, considerado extremamente eficiente por sua economia e conforto, custou muito caro à fabricante que acabou desistindo de atuar no segmento de aviação comercial.
Nas mãos da Airbus, o A220, como foi renomeado, tem ganhado novos clientes como a Delta Air Lines e a JetBlue, duas companhias norte-americanas e que por isso significaram um duro golpe à Boeing.
A opção pelo A220 é estritamente econômica: o jato canadense consegue economizar cerca de 20% de combustível em relação a aviões mais antigos.

Quase 100% Airbus
Embora negue que exista algum acordo fechado, a Air France estaria planejando manter uma frota praticamente 100% Airbus. Atualmente, ela voa com os widebodies 777 e 787, mas já anunciou que receberá todos os A350 da encomenda feita em 2011 em conjunto com a KLM. Não se sabe ainda o que ela fará com seus 70 Boeing 777, base da frota de longo alcance.
Quanto aos jatos de corredor único, a companhia aérea francesa deve optar pela variante de maior capacidade, o A220-300, jato capaz de transportar cerca de 175 passageiros. Ele deverá substituir os aviões mais antigos da família A320 como o A318 e A319 que hoje somam 50 unidades.
Tudo leva a crer que a encomenda será exclusiva da Air France. Isso porque a KLM, ao contrário da empresa francesa, voa com o Boeing 737 em suas rotas principais enquanto a divisão regional Cityhopper acaba de optar pelo rival do A220, o Embraer E195-E2, do qual fechou negócio para 35 aviões.

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