A380 já sem a pintura da Air France chegando no aeroporto de Knock, na Irlanda (Ireland West Airport)

O primeiro Airbus A380 desativado pela Air France no final de 2019 fez seu último voo nessa quinta-feira (20). A aeronave viajou de Dresden, na Alemanha, para o aeroporto de Knock, na Irlanda, onde será desmontada nas instalações da Eirtrade Aviation. Essa foi a primeira vez que o terminal aéreo irlandês recebeu um pouso do maior avião de passageiros do mundo.

O jato com matrícula F-HPJB entrou em serviço com a companhia francesa em fevereiro de 2010. A aeronave era alugada pela empresa de leasing Dr. Peters, que ainda gerencia outros quatro A380 operados pela Air France.

Segundo o Flight Global, outros três A380 operados pela Air France também devem ser enviados para Irlanda e desmontados. Em julho de 2019, a empresa anunciou que pretende desativar toda sua frota de “superjumbos” até 2022 e substituí-los gradualmente pelo Airbus A350, avião mais eficiente e com cabines de passageiro atualizadas.

A Air France é a segunda companhia aérea que desativa o A380. Antes dela, a Singapore Airlines já havia devolvido outras quatro aeronaves à Dr. Peters. Desses aviões, um já foi desmontado e outro será submetido ao mesmo processo, enquanto um terceiro modelo está armazenado e o quarto ganhou sobrevida com a empresa de wet-lease Hi-Fly.

Outras transportadoras que também planejam aposentar parte de seus A380 nos próximos anos são a Lufthansa e a Qatar Airways.

O último voo do A380 F-HPJB durou pouco mais de duas horas (FlightRadar24)

Apesar de sua incomum capacidade de passageiros e atração nos aeroportos onde opera, o A380 vem sendo condenado por suas dificuldades operacionais, altos custos e o surgimento de jatos menores e mais eficientes, casos do Boeing 787 e o Airbus A350.

Em fevereiro do ano passado, a Airbus confirmou que vai encerrar o programa A380 em 2021. A decisão foi tomada após a Emirates Airlines, maior operador da aeronave, cancelar 39 pedidos restante pelo avião de dois andares. A fabricante europeia ainda tem 11 encomendas pela quadrimotor, 10 da Emirates e um para a All Nippon Airways.

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