Akaer é selecionada para programa de mega avião de transporte de cargas

Radia WindRunner tem 108 metros de comprimento e estará no Paris Air Show 2025

Radia WindRunner quer se tornar o maior avião de cargas do mundo (divulgação)
Radia WindRunner quer se tornar o maior avião de cargas do mundo (divulgação)

O transporte aéreo civil e militar necessita de uma nova aeronave capaz de levar grandes e pesadas cargas com eficiência e custo reduzido, ainda mais sem um sucessor do Boeing C-5A Galaxy e do Antonov An-124, no segundo caso.

Mesmo entre os operadores comerciais, o Boeing 747F já não é suficiente para atender certos clientes, bem como a inexistência de um Airbus A380F não ajuda quem precisa levar cargas bem volumosas.

Pensando nisso, a empresa Radia se propôs a fazer o que já está sendo considerado o maior avião de carga da história, o WindRunner. Trata-se de um gigantesco cargueiro com capacidade para até 73 toneladas de carga.

WindRunner terá 108 metros de comprimento (divulgação)
WindRunner terá 108 metros de comprimento (divulgação)

Apesar do número, isso de fato não impressiona, uma vez que o C-5A Galaxy leva até 135 toneladas e o 747-400F, supera essa capacidade com 140 toneladas, atuando a dupla nas áreas militar e civil.

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No entanto, em volume, o Radia WindRunner — que estará este mês no Paris Air Show 2025 — supera os demais por seu comprimento de 108 metros.

Sua envergadura é de 80 metros, tendo ainda 24 metros de altura e um compartimento de carga de 105 metros, suficiente para levar futuras pás dos maiores aerogeradores do mundo.

O WindRunner tem alcance operacional de 2.000 km a 12,5 mil m de altitude (divulgação)
O WindRunner tem alcance operacional de 2.000 km a 12,5 mil m de altitude (divulgação)

Com alcance operacional de 2.000 quilômetros a 12,5 mil metros de altitude e voando a Mach 0.6, o WindRunner levará uma carga útil de 72,5 toneladas.

Como parte desse projeto, que prevê o WindRunner como um avião com baixa pegada de carbono, a brasileira Akaer foi uma das cinco empresas selecionadas pela Radia para fazer parte do projeto.

No Radia WindRunner, o compartimento de carga tem o comprimento de um campo de futebol (divulgação)
No Radia WindRunner, o compartimento de carga tem o comprimento de um campo de futebol (divulgação)

Participação da Akaer

A Akaer se junta às empresas Aciturri Aeronáutica, Astronautics Corporation of America, Element Digital Engineering e Ingenium Technologies.

Segundo a Radia, já fazem parte das parceiras as companhias Leonardo, MAGROUP Magnaghi Aerospace, Aernnova e AFuzion.

Conforme a Radia divulga em seu site, o WindRunner tem um compartimento de carga útil 12 vezes maior que o do Boeing 747-400F, que tem 610 m³ de espaço, enquanto o novo mega avião dispõe de 7.702 m³ de volume.

Comparação de tamanho do Radia WindRunner com os rivais Antonov An-124 e Boeing 747-400F (divulgação)
Comparação de tamanho do Radia WindRunner com os rivais Antonov An-124 e Boeing 747-400F (divulgação)

Se for bem-sucedido, poderá atuar tanto na área civil quanto na militar, porém, nesta útil, terá de aumentar muito sua capacidade de carga.

Para a Akaer, a participação num projeto tão ambicioso mostra sua grande capacidade industrial e tecnológica, sendo ela selecionada para liderar o desenvolvimento da cabine pressurizada da aeronave e para dar suporte à integração dos principais sistemas.

Cesar Silva, CEO da Akaer, comentou: “É uma honra contribuir para um projeto que redefinirá o futuro da aviação global. O desenvolvimento do WindRunner é desafiador e o papel da Akaer nele reflete a confiança conquistada ao longo de décadas de excelência, inovação e expertise comprovada”. 

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