Angola pode adquirir quatro Embraer KC-390, diz governo Lula
Durante visita ao país africano, presidente brasileiro afirmou querer vender aeronave multimissão para a força aérea local, cuja frota é majoritariamente de origem russa

A Angola se tornou um novo potencial cliente do avião multimissão C-390 Millennium, da Embraer, segundo declarações do governo Lula.
O presidente brasileiro visitou o país africano na semana passada, após encontro com os membros do BRICs na África do Sul. Segundo declarações de Lula, Angola poderia adqurir quatro C-390 além de renovar a frota de aeronaves Super Tucano.
O país é o segundo maior no mundo que utiliza o idioma português após o Brasil e desde sua fundação, em 1975, é governado sob influência e comunista e socialista.
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Por conta disso, a frota da força aérea nacional angolana é basicamente composta por aeronaves russas, entre eles caças Sukhoi Su-30. O país, no entanto, recebeu 12 aviões de treinamento EMB-312 Tucano e seis EMB-314 Super Tucano, de ataque leve.

A frota de aviões de transporte é formada por turboélices An-12, An-26, An-32 e An-72, além de um Casa 212 e sete jatos Il-76, segundo o World Air Forces 2023.
Em 2022, o governo angolano firmou um acordo com a Airbus para receber três turboelices C295, dois deles para patrulhamento marítimo e um para missões de transporte.

TAAG cliente dos E2?
Angola não faz parte da lista de oito países onde existem negociações para acordos a respeito do C-390 e que inclui outras nações africanas como a África do Sul, o Egito e Ruanda.
Uma possível venda do C-390 Millennium para Angola deverá contar com financiamento brasileiro, revelou o presidente da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, ao jornal O Estado de São Paulo.

Viana ainda afirmou que a companhia aérea estatal TAAG também teria mostrado interesse em encomendar jatos E2 da fabricante brasileira.
A transportadora angolana possui uma frota de 21 aeronaves, incluindo seis turboélices Dash 8-400 bastante novos e seis Boeing 737-700 com média de idade de 17 anos. No entanto, a TAAG escolheu o rival da Embraer, o Airbus A220, do qual receberá nove aeronaves a partir do ano que vem.