Avião do Juízo Final: Korean Air vende cinco Boeing 747-8 para Sierra Nevada
Companhia aérea fechou acordo com empresa americana que venceu contrato de US$ 13 bilhões para fazer os novos aviões de comando da Força Aérea dos EUA

Os novos aviões do “Juízo Final” da Força Aérea dos EUA (USAF) podem ser jatos que voam com a Korean Air. A empresa aérea sul-coreana revelou nesta quarta-feira, 8, que repassará cinco Boeing 747-8 de sua frota para a Sierra Nevada Corporation, segundo a Reuters.
A Sierra Nevada acaba de ser escolhida pela USAF para desenvolver o sucessor do E-4B Nightwatch, antigos Boeing 747-200 usados como aeronaves de comando e controle em situações de emergências como ataques nucleares.
O acordo foi acertado em cerca de US$ 675 milhões e deve ser concluído em setembro de 2025. A Korean Air possui 16 Boeing 747-8, sendo nove de passageiros e sete cargueiros.
Porém, a transportadora está modernizando sua frota com bimotores mais eficientes como o Airbus A350.

O contrato com o governo dos EUA atinge a cifra de US$ 13 bilhões com preço fixo, ou seja, a Sierra Nevada terá de arcar com prejuízos caso não consiga entregar o combinado.
Conversão complexa
A aquisição de widebodies de passageiros usados já era esperada já que não há uma aeronave nova com espaço suficiente para receber equipamentos, sensores e sistemas de sobrevivência em caso de um conflito nuclear.
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O quadrimotor 747-8 era o jato mais indicado para assumir o papel de novo “avião do juízo final”, por conta do seu tamanho só sobrepujado pelo Airbus A380.

A Boeing não produz mais a aeronave, o que impediu que fossem usados aviões novos. A mesma situação ocorreu com os dois Air Force One que estão sendo convertidos a partir de 747-8 que deveriam ter sido entregues à uma companhia aérea russa.
A conversão dos 747-8 Korean Air, no entanto, será mais complexa já que os jatos terão que receber receptáculos para reabastecimento aéreo, ao contrário do novo avião presidencial dos EUA.
O programa SAOC (Centro de Operações Aerotransportadas de Sobrevivência) deve se estender até 2036, com os primeiros aviões entregues no início da década de 2030.