Aviões estão mais próximos para pousar em Guarulhos
Nova separação reduziu distância entre aviões de 9,2 km para 5,5 km e aumentou capacidade de operações por hora para 52 pousos e decolagens


Desde quinta-feira (08), os aviões que alinham para pousar em Guarulhos, o maior aeroporto do país, estão voando mais próximos. Um novo padrão de operações passou a ser adotado a fim de aumentar a capacidade de 47 para 52 pousos e decolagens por hora. Com isso, a distância entre aeronaves na aproximação para pouso caiu de 5,5 milhas (9,2 km) para 3 milhas (5,5 km).
O objetivo da medida é permitir mais slots para companhias interessadas em operar em Guarulhos. Para que isso fosse possível, foi preciso envolver desde a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, a Infraero, responsável pela torre de controle, e também o DECEA, departamento que comanda as operações aéreas na região.
Gargalos como saídas da pista após o pouso foram eliminados e as próprias companhias aéreas precisaram aprimorar a comunicação com a torre e reduzir o tempo de taxiamento para liberar rapidamente a pista. A estratégia deverá ser implementada em outros aeroportos, a princípio.

Pousos simultâneos
Embora seja o aeroporto mais movimentado do país, com cerca de 800 voos diários, Guarulhos possui apenas duas pistas que têm uma separação inferior a que permite operações simultâneas – são 375 metros quando seria necessário ao menos 760 metros. Por essa razão, a única forma de aumentar o número de operações é agilizar o trânsito dos aviões.
Apesar disso, há estudos para que o aeroporto passe a operar pousos quase simultâneos, nos moldes do que faz hoje o aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos.
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