Boeing 737 da Southwest perde tampa do motor e aumenta paranoia com fabricante
Jato 737-800 havia decolado de Denver no domingo e retornou ao aeroporto 25 minutos depois. FAA afirmou que investigará episódio

Um Boeing 737-800 da Southwest Airlines perdeu partes da tampa do motor direito após decolar do Aeroporto Internacional de Denver no domingo, 7 de abril.
Os pilotos conseguiram estabilizar a aeronave a despeito do incidente ter afetado o mecanismo de flap. O Boeing 737 de registro N8668A retornou à Denver 25 minutos depois e pousou em segurança.
Vídeos gravados por passageiros mostram as tampas do motor soltas e se desprendendo após o pouso.
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Havia 135 passageiros e seis tripulantes a bordo e não houve feridos. A FAA, agência de aviação civil dos EUA, afirmou que investigará o caso.
O 737-800 N8668A pertence à série NG (Next Generation), uma das mais numerosas da família de jatos de corredor único da Boeing. Ele foi fabricado em 2015 e voa desde então com a Southwest configurado com 175 assentos.

Paranoia na mídia
O novo incidente com um Boeing 737 voltou a ser amplamente divulgado pela mídia não especializada, com vários veículos de imprensa relacionando o problema com a crise de qualidade na produção de jatos da fabricante.
A despeito dos inúmeros erros e atitudes questionáveis da Boeing nos últimos anos e que mancharam sua reputação, vários incidentes relatados nas últimas semanas são atribuídos a problemas de outra origem como procedimentos de manutenção falhos.

A paranoia com a Boeing tem sido tamanha que mesmo eventos corriqueiros na aviação comercial estão sendo divulgados como situações de risco, criando um clima perigoso de desconfiança entre passageiros.
A família 737NG, por exemplo, já teve cerca de 6.900 aeronaves entregues e realiza milhares de voos diariamente em todos os continentes há muitos anos. No Brasil, o modelo forma a base da frota da Gol Linhas Aéreas.
A Boeing passa pelo maior escrutínio público de sua história após um 737 MAX 9 da Alaska Airlines perder um tampão de porta em voo em janeiro. A série MAX, que substituiu os NG, tem passado por vários problemas, entre eles o que culminou com a queda de dois 737 MAX 8 entre 2018 e 2019.