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Brigadeiro Marcelo Damasceno assume o Comando da Aeronáutica com missão desafiadora

Militar terá que lidar com herança complicada deixada pelo seu antecessor, que cancelou projetos e mudou contratos em curta passagem pelo cargo

Tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, novo Comandante da Aeronáutica (FAB)

O Tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno assumiu o Comando da Aeronáutica nesta segunda-feira, 2, no lugar do Tenente-brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior, que estava no cargo desde abril de 2021.

Ex-chefe do Estado Maior da Aeronáutica, o militar assume com o desafio de recolocar a Força Aérea Brasileira no caminho da normalidade e da previsibilidade após uma tulmutuada gestão de seu antecessor.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a demissão de toda a cúpula de defesa, Baptista Junior ocupou seus parcos 20 meses como Comandante na mudança radical de projetos e do planejamento de longo prazo da Força Aérea.

KC-390: aeronave é rival do C-130J (FAB)

É essa herança que o Brigadeiro Damasceno terá que acomodar numa administração que, se espera, seja mais conciliadora e, como em gestões passadas, focada em programas que perspassam o atual mandato presidencial.

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Sem o peso político de defender uma ideologia, o novo Comandante da Aeronáutica precisará resolver afinal se o país precisa de um segundo lote de caças Gripen sendo que a conclusão da entrega dos 40 aviões adquiridos da Saab só ocorrerá em 2027.

Também está em seu caminho decidir como a FAB converterá os dois A330-200 adquiridos de forma intempestiva por Baptista Junior em aeronaves de reabastecimento aéreo MRTT.

Passagem de cargo no Comando da Aeronáutica (FAB)

Sem falar em dar sequência ao programa KC-390, bancado em parte do recursos do governo, e que tem imenso potencial de exportação, a despeito dos cortes na encomenda original de 28 aeronaves bancados pelo ex-comandante.

Há outras questões urgentes como pensar na substituição de aeronaves bastante antigas como os Bandeirante e o treinador T-25 Universal. Enquanto o primeiro poderia ter um substituto no projeto STOUT, criado por iniciativa da FAB, mas descontinuado pelo antigo comandante, o segundo não tem um sucessor planejado.

Entrega dos caças Gripen operacionais (FAB)

Caberá à ele também decidir se a Aeronáutica voltará a investir em projetos de aeronaves não tripuladas, que têm mostrado sua vital importância em cenários de conflitos, como se vê na Ucrânia.

Outro projeto ceifado por Baptista Junior, o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que seria estudado em conjunto com a Embraer poderia ser reativado, permitindo que nos próximos anos a Força Aérea possa ter em sua frota uma aeronave versátil, para missões de ataque e reconhecimento.

Pela sua grande experiência e trânsito por vários setores, o Tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno parece ter amplas condições de cumprir a nova missão.

Os aviões de treinamento T-25 Universal não têm substituto à vista (FAB)

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