Caça sul-coreano KF-21 Boramae já conta com versão de dois lugares

Aeronave de número 004 foi mostrada em imagens da fabricante Korean Aerospace Industries. Jato de combate de geração 4,5 ainda não realizou voo inaugural
O primeiro caça KF-21 de dois lugares (KAI)

O caça sul-coreano KF-21 Boramae (Falcão) já conta com uma variante de dois assentos. Desenvolvido pela Korean Aerospace Industries (KAI), o jato de combate deverá substituir antigos aviões dos EUA como o F-4 Phantom e o F-5 Tiger II que ainda voam na RoKAF, a Força Aérea da República da Coreia.

O KF-21 de dois lugares foi revelado por images que circulam nas redes sociais e mostram também outro protótipo em montagem final nas instalações da KAI.

Apesar das formas furtivas, o Boramae é considerado um caça de geração 4,5, ou seja, não tão avançado quanto o Lockheed F-35, por exemplo.

A KAI realizou a apresentação da aeronave no ano passado, mas até o momento o voo inaugural não foi realizado. Segundo o governo sul-coreano, ele pode ocorrer ainda em julho.

A Coreia do Sul tem grande esperança no projeto doméstico a ponto de planejar uma encomenda de cerca de 160 aeronaves – o total de versões biposto ainda é desconhecido.

O protótipo de dois assentos recebeu a designação KF-21 004, em referência à sequência de produção. Apesar de não adotar toda a tecnologia para ser considerado um caça de 5ª geração, o Boramae possui uma plataforma flexível, que poderá ser atualizada para esse padrão no futuro, garante a KAI.

Segundo dados da empresa, a versão final do KF-21 poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h) e terá peso máximo de 25.400 kg. O caça conta com 10 pontos de fixação para armamentos e sensores nas asas e fuselagem. Essa característica vai contra a filosofia de construção de caças stealth, que levam suas armas em compartimentos internos.

Um dos protótipos de um lugar em montagem final (KAI)

Total
39
Shares
Previous Post
CH-47 Chinook

Argentina negocia compra de helicópteros pesados CH-47 Chinook

Next Post
Airbus A380 - Lufthansa

Lufthansa pode reativar até oito de seus A380, diz site

Related Posts
Total
39
Share