Coreia do Sul apresenta primeiro protótipo do caça KF-21 Boramae

Fruto do programa KF-X, caça de “4,5ª geração” tem primeiro voo previsto para 2022
Protótipo do caça KF-21 Boramae

A fabricante sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) promoveu nesta sexta-feira (9) o “rollout” do primeiro protótipo do caça KF-21 Boramae, fruto do programa KF-X desenvolvido localmente. A apresentação do jato foi realizada na sede da KAI em Sacheon e contou com a participação de importantes autoridades da Coreia do Sul, incluindo o presidente Moon Jae-in.

O Boramae (Falcão, em coreano) é a primeira experiência da Coreia do Sul no desenvolvimento e produção de um caça interceptador supersônico. A aeronave é projetada para substituir os antigos jatos F-4 e F-5 da força aérea sul-coreana, que opera esses modelos há mais de 40 anos. O primeiro voo do KF-21 é previsto para 2022.

A primeira vista, o jato coreano parece uma cópia do americano F-22 Raptor, caça de 5ª geração e consirado o mais avançado do mundo. O modelo da KAI, no entanto, é inferior ao jato da Lockheed Martin, tanto em desempenho como em nível tecnológico. A fabricante descreve o KF-21 como sendo um caça de “4,5ª geração”.

Discursando durante a apresentação da aeronave, o presidente sul-coreano afirmou que o objetivo do país é colocar mais de 100 caças KF-21 em serviço na força aérea até 2032. A introdução da aeronave é prevista para 2028, com uma frota inicial de 40 jatos.

Protótipo do caça KF-21 Boramae
O presidente sul-coreano Moon Jae-in participou do rollout do KF-21 (reprodução)

Meio coreano, meio indonésio

O KAI KF-X é um programa de desenvolvimento conjunto da Coreia do Sul e da Indonésia. O projeto foi iniciado em 2001 pelos sul-coreanos e os indonésios entraram no empreendimento em 2010, embora ainda não tenham formalizado seus pedidos.

A ideia inicial dos coreanos era desenvolver um caça monoposto bimotor de 5ª geração com recursos furtivos (stealth) que excedesse as performances dos caças Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon, mas ainda abaixo do avançado Lockheed Martin F-35 Lightning II.

Posteriormente, prevendo custos elevados e um maior tempo de desenvolvimento, os requisitos do projeto foram rebaixados à pedidos da força aérea da Coreia do Sul, que passou a pedir um jato de geração 4,5 com capacidades stealth limitadas.

KF-X
Concepção artística do caça sul-coreano KF-21 em configuração de combate (KAI)

Segundo dados da KAI, a versão final do KF-21 poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h) e terá peso máximo de 25.400 kg. O caça coreano-indonésio conta com 10 pontos de fixação para armamentos e sensores.

O Boramae será o segundo avião de combate desenvolvido na Coreia do Sul. O modelo pioneiro no país, também projetado pela KAI, foi o T-50/F-50 Golden Eagle, um jato leve com desempenho supersônico projetado para atuar como avião de treinamento avançado e aeronave de ataque.

Veja mais: Gripen inicia fase de testes supersônicos no Brasil

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