Custo de leasing de jatos de corredor único já está próximo dos níveis pré-COVID
Segundo consultoria britânica, valores praticados pelas empresas que alugam aeronaves narrowbody em janeiro ficaram pouco abaixo do nível de três anos atrás

Em mais um sinal de recuperação do setor aéreo, o custo do leasing de aeronaves de corredor único (narrowbody) em janeiro de 2023 já está próximo do mesmo período de 2020, antes da pandemia mundial do coronavírus, segundo a consultoria britânica Cirium.
No início deste ano, o leasing do Airbus A321neo estava 0,6% acima do nível pré-pandemia, enquanto o A320neo ficou 2,3% abaixo do seu pico. Em comparação com janeiro de 2022, os valores cobrados pelo aluguel de aeronaves comerciais aumentaram 13,0% e 5,2%, respectivamente.
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No caso da Boeing, o 737 MAX 8 está 7,5% acima de janeiro de 2020, em parte devido à paralisação do modelo em março de 2019 após os dois acidentes da Lion Air e Ethiopian Airlines.
As aeronaves de corredor duplo (widebody) Boeing 777-300ER e o Airbus A350-900 estão 37,6% e 10,6% abaixo, respectivamente, comparado com o período pré-pandemia.

Os leasings das aeronaves de corredor único estão em alta devido ao mercado de voos curtos ter retomado a demanda mais rápido que os intercontinentais. A alta demanda por aeronaves mais novas e problemas na cadeia de suprimentos de peças para a Airbus e Boeing também influenciaram essa situação – há postergações de até seis meses para entregar as aeronaves por causa de atrasos em peças e motores.
Outro fator tem sido o aumento das taxas de juros nos EUA e Europa, afetando o mercado de financiamento de aeronaves.
Em outro dado animador para o setor, a Airline Business – do mesmo grupo da Cirium, reportou que a frota mundial no final de 2022 já havia atingido 97% do mesmo período em 2019, enquanto o faturamento está 105% maior, em parte por causa da inflação mundial.