FAB instala simuladores de voo do Gripen na Base Aérea de Anápolis

Equipamento auxilia no treinamento para ambientar os pilotos a voar no novo caça brasileiro
Simulador de voo do Gripen: Base Aérea de Anápolis conta com dois equipamento do tipo (SAAB)

A Base Aérea de Anápolis (BAAN), no Estado de Goiás, já conta com dois simuladores de voo do novo caça F-39E Gripen, informou a Saab nesta quarta-feira (15). A BAAN é a sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o primeiro esquadrão da Força Aérea Brasileira (FAB) a contar com o novo jato de combate. O equipamento é importado da Suécia.

De acordo com a Saab, o simulador de voo oferece um elevado grau de realismo que permite criar diferentes cenários de missões e situações de voo para auxiliar na preparação dos pilotos da FAB.

Comandante do 1º GDA, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto diz que o novo simulador de voo do Gripen oferece uma série de vantagens, que vão desde a economia nos processos de treinamentos até o aperfeiçoamento das missões com a aeronave.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Do básico ao avançado, os simuladores de voo são usados em duas etapas abrangendo todo o seu espectro de utilização. Na fase inicial, contribui no treinamento para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, como parte do processo de implantação desse vetor na FAB. Em um segundo momento, são usados em tarefas ainda mais estratégicas no treinamento operacional de alto nível, ou seja, em cenários e situações de alta complexidade”, explicou Pascotto.

Gripen “Made in Brazil” 

Dando continuidade ao programa de transferência de tecnologia do Gripen à indústria nacional, a Saab enviou ao Brasil no fim de fevereiro os componentes para a construção do primeiro exemplar do caça que será finalizado no país. A linha de montagem brasileira da aeronave fica na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo.

“As peças serão montadas na fábrica da Embraer, que começará a operar no final de abril. A Embraer fará a montagem final de 15 aeronaves Gripen como parte da transferência de tecnologia no contrato para 36 aeronaves”, informou a Saab em nota enviada ao AIRWAY no mês passado.

Os dois simuladores de voo fazem parte do pacote da Saab negociado com o Brasil (SAAB)

VEJA TAMBÉM:

Caça Gripen da FAB: o que mudou no jato supersônico sueco

Gripen contra todos: novo caça da FAB é o mais moderno da América do Sul

Novo caça brasileiro, Gripen voou pela primeira vez há 34 anos

Os estranhos e originais aviões de guerra da Suécia

A FAB recebeu até o momento cinco exemplares do F-39E, cuja entrada em serviço foi oficializada em dezembro de 2022. Todos esses aviões, no entanto, vieram de navio da Suécia para Brasil já montados e previamente testados. Neste ano, é esperado que a Aeronáutica receba mais cinco exemplares do caça da Saab.

Total
0
Shares
Previous Post

Custo de leasing de jatos de corredor único já está próximo dos níveis pré-COVID

Next Post

Reino Unido e Japão devem liderar programa de caça de 6ª geração

Related Posts
Total
0
Share