FAB mostra interesse nas aeronaves T-7A Red Hawk e P-8 Poseidon

Jato de treinamento supersônico e avião de patrulha marítima foram tema de discussões entre o comando da FAB e executivos da Boeing e Saab no Brasil

O avião de treinamento T-7A (Boeing)

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado de outras autoridades da Aeronáutica se reuniram nessa quinta-feira (22), em Brasília (DF), com representantes das fabricantes Boeing e Saab para discutir sobre as funcionalidades das aeronaves T-7A Red Hawk e P-8 Poseidon.

Em comunicado, a FAB explicou que o encontro serviu para “complementar informações” sobre os dois projetos de aeronaves militares. O T-7A, desenvolvido pela Boeing em parceria com a Saab, é um jato de treinamento avançado, um vetor utilizado na preparação de pilotos de caças supersônicos. Quanto ao P-8, um produto da Boeing projetado inicialmente para a Marinha dos EUA, ele é sugerido como um substituto para os Lockheed P-3AM Orion de patrulha marítima de longo alcance da frota nacional.

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Baseado no jato comercial Boeing 737-800 NG, o P-8 Poseidon é considerado o avião de patrulha marítima mais avançado do mundo e vem sendo um substituto natural dos veteranos P-3 Orion (que é baseado no antigo turboélice comercial L-188 Electra). Na visão do Comandante da FAB, é uma aeronave que “tem de mostrado um projeto e um sistema d’armas muito importante, principalmente para um país com o nosso com 8.500 km de costa”.

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Boeing P-8A (Ricardo Meier)

Para Tim Flood, Diretor Regional da Boeing na América do Sul que participou do encontro, a reunião com o comando da FAB pode “iniciar a construção de uma parceria de desenvolvimento futuro e próspero para a Força Aérea do Brasil” com o objetivo de ajudar a garantir a segurança do território brasileiro. “O P-8 é uma aeronave que poderá trazer grandes benefícios para o Brasil, atuando em diversos segmentos e sendo considerado uma das melhores do mundo”, acrescentou.

Sobre o T-7A, não é de hoje que a FAB vem prospectando o mercado em busca de um novo avião treinamento avançado, função que hoje cabe ao turboélice A-29 Super Tucano. Em abril deste ano, por exemplo, o próprio Comandante da Aeronáutica foi à Itália para avaliar o jato M-346 Master da Leonardo. À convite da Boeing, Baptista Junior também deverá testar em breve o novo jato da Boeing-Saab e conhecer as instalações onde o aparelho é produzido, em Saint Louis, nos EUA.

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