Gol integra grupo internacional para introduzir eVTOLs no Brasil

Parceria envolve líderes globais em aviação e aeroportos para explorar os requisitos de infraestrutura e operacionais para o emprego dos “carros voadores” no mercado brasileiro

A Gol planeja iniciar os voos com eVTOLs em 2025; empresa encomendou 250 aeronaves (Divulgação)

Chame de “carro voador” ou de eVTOL, mas o fato é que as aeronaves de mobilidade aérea urbana estão chegando e o Brasil pode ser um dos países pioneiros nessa área. Prova disso é a parceria formada recentemente entre importantes nomes da aviação, incluindo a companhia Gol Linhas Aéreas, para explorar e definir os requisitos para o introdução do novo modal de transporte no mercado brasileiro ainda nesta década.

Além da Gol, o grupo de trabalho também reúne a Corporación América Airports, operadora de aeroportos do setor privado global; o Grupo Comporte, um dos principais operadores de transportes brasileiros; a Vertical Aerospace, desenvolvedora de aeronaves eVTOL; e a Avolon, a segunda maior empresa de leasing de aeronaves do mundo e responsável por liderar o trabalho conjunto.

Essa parceira é baseada no compromisso da Gol e do Grupo Comporte de comprar ou arrendar até 250 aeronaves VX4 da Vertical Aeroespace e da Avolon, anunciado em setembro no ano passado. Desde então, o grupo já realizou reuniões sobre o projeto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para avaliar a certificação dos eVTOLs no Brasil.

“Temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para o eVTOL, com emissão zero de carbono, tanto no Brasil quanto fora dele. Em constante expansão no segmento regional, a Gol está empenhada em incluir novas e alternativas providenciais de conectividade com este novo modal aéreo, baseado em sua já extensa malha aérea”, comentou Paulo Kakinoff, CEO da Gol.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

eVTOL em São Paulo: Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a contar com o novo modal de transporte (Divulgação)

Na visão do grupo, o Brasil será um dos primeiros mercados de eVTOL do mundo. Parte disso deve-se a estrutura do país bem desenvolvida para o emprego de helicópteros, cujo ecossistema é comparável ao exigido para as operações de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.

Para o CEO da Avolon, Dómhnal Slattery, o grupo de estudo conta com empresas que “compartilham nossa ambição de remodelar materialmente o mercado de aviação comercial. Nosso objetivo é entregar os requisitos de infraestrutura para trazer viagens com zero emissões para o Brasil em meados desta década e revolucionar as viagens aéreas na região.”

A Gol planeja iniciar os voos comerciais com o eVTOL da Vertical em 2025. Segundo dados do fabricante, o modelo da fabricante britânica Vertical poderá transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de voo de 160 km e velocidade máxima de 320 km/h.

Outra companhia aérea brasileira de olho na mobilidade aérea urbana é a Azul, que em agosto do ano passado (um mês antes da Gol) revelou um projeto do gênero em parceria com o grupo alemão Lilium.

Posts Similares