Gol planeja retorno do Boeing 737 MAX no próximo mês
Avião aterrado há mais de um ano deve ser liberado para voar com passageiros nas próximas semanas


Em comunicado sobre os resultados no terceiro trimestre de 2020, a companhia aérea Gol informou que planeja retomar os voos comerciais regulares com o Boeing 737 MAX até o final de dezembro.
“O Boeing 737 MAX se aproxima da aprovação para iniciar operações, e o seu retorno ao serviço aumentará as economias de custo, uma vez que os MAX 8 (a versão operada pela Gol) consomem 15% menos combustível comparativamente às aeronaves 737-800 NG”, ressaltou a empresa.
Aterrado desde março de 2019 após dois acidentes fatais, o 737 MAX deve ser liberado para voar com passageiros nas próximas semanas, começando pelos EUA.
Em 6 de outubro, a Federal Aviation Administration (FAA), a agência de aviação civil dos EUA, publicou um relatório preliminar do Flight Standardization Board (FSB) sobre o treinamento proposto para pilotos do 737 MAX, no qual o órgão estabeleceu meia dúzia de etapas processuais que precisarão ser preenchidas pelos operadores antes da FAA conceder a aprovação final.
O relatório divulgado pela FAA reúne as recomendações do Joint Operations Evaluation Board (JOEB), composto por autoridades da aviação civil dos EUA, Canadá, União Europeia e do Brasil (por meio da ANAC). Em 26 de outubro, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) confirmou que também está próxima de conceder a recertificação da aeronave.
Até a proibição dos voos e entregas de novas aeronaves, a Gol recebeu sete modelos 737 MAX 8. Atualmente, esses aviões estão armazenados no centro de manutenção da companhia no aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
O pedido original da companhia previa a aquisição de 135 jatos da família MAX, sendo 110 modelos MAX 8 e mais 30 MAX 10. Em abril, no início da crise no setor aéreo causada pela pandemia da COVID-19, a Gol revisou o pedido e excluiu 34 aeronaves da encomenda.
No longo prazo, a Gol planeja substituir todos os modelos 737 NG (91 modelos 737-800 e 24 737-700) de sua frota pelos novos jatos da série MAX, que no site da companhia são citados como “737-8”.
A Gol recebeu seus primeiros 737 MAX em junho de 2018 e tinha grandes expectativas com o novo jato da Boeing. Mais e eficiente e com maior capacidade de passageiros, o MAX poderia expandir rapidamente os negócios da companhia, com mais opções de destinos, sobretudo internacionais, e aumentar a rentabilidade substituindo os modelos 737 NG da geração anterior. Tudo isso ainda pode acontecer, mas certamente será bem mais devagar que o esperado.
Veja mais: Mercado Livre agora tem sua própria companhia aérea, a Meli Air