Iraque oferece pagamento em petróleo por caças Rafale da França
País do Oriente Médio planeja aquisição de 14 caças franceses Dassault Rafale em troca de petróleo

Dono de uma das maiores reservas de petróleo da planeta, o Iraque quer usar seu valioso recurso natural como moeda de troca para adquirir aeronaves de combate da França. É o que aponta a revista Forbes, que publicou nesta semana uma reportagem revelando o interesse dos iraquianos em negociar a compra de 14 caças Dassault Rafale, cada um avaliado em cerca de US$ 240 milhões.
A publicação não revela detalhes sobre os caças Rafale pretendidos por Bagdá, se são aeronaves novas de fábrica ou modelos de segunda mão da força aérea francesa. Por outro lado, a revista indica que o interesse no jato da Dassault é um sinal de que o Iraque procura se afastar dos Estados Unidos, que desde a queda de Saddam Hussein vem sendo o principal fornecedor de material militar do país, além de uma provável retaliação a permanência de tropas dos EUA em território iraquiano.
Atualmente, a principal aeronave de combate da força aérea iraquiana é o modelo norte-americano Lockheed Martin F-16C/D da série Block 52. O Iraque também possui jatos de ataque Sukhoi Su-25 de fabricação russa, mas essas aeronaves estão aterradas por falta de peças de reposição.
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Sobre o inusitado pagamento em petróleo, o Iraque pode estar levando em conta uma opção em que a inflação e a crise econômica global não afetarão a negociação, sobretudo no contexto atual da guerra da Ucrânia e a crise energética na Europa.
Brasil já trocou algodão por caças
Primeiro caça a jato da Força Aérea Brasileira, o Gloster Meteor chegou ao Brasil após um curioso acordo: o governo brasileiro trocou 15.000 toneladas de algodão por 60 caças britânicos.

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O Meteor foi um dos primeiros aviões com motores a jato do mundo. Desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, a aeronave voou pela primeira vez em 1943 e participou de ações isoladas na parte final do conflito na Europa. O avião britânico é contemporâneo do caça alemão Messerschmitt Me 262, que foi o primeiro avião a jato a entrar em operação.
Por ser um dos únicos aviões de seu tipo no mercado do pós-guerra, o Meteor foi o primeiro caça a jato de diversos outros países, como Austrália, França e Holanda. A FAB operou os jatos da Gloster Aircraft de 1953 até 1974.