Jato chinês C919 estará só em show aéreo em Cingapura sem rivais 737 MAX e A320neo

Aeronave comercial da COMAC fará estreia fora da China mas Boeing e Airbus não deverão levar seus jatos concorrentes ao evento
Jato comercial C919
Jato comercial C919 (COMAC)

Seria uma chance única de ver lado a lado os três jatos comerciais da categoria mais popular da aviação pela primeira vez, mas a Boeing e a Airbus não deverão levar o 737 MAX e o A320neo para o Singapore Airshow, onde estará o chinês C919.

O evento que ocorrerá entre 20 e 25 de fevereiro será o palco da primeira demonstração aérea do COMAC C919 fora da China.

A Airbus, entretanto, decidiu levar apenas o A350-1000 para o evento, sem a presença de qualquer membro da família A320neo, a princípio – não será surpresa se algum operador local levar um jato desse tipo.

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A Boeing, por sua vez, está em meio à mais uma crise causada pelo 737 MAX e não programou qualquer aeronave comercial no show aéreo, apenas seus aviões militares como o F-15EX.

C919
O segundo C919 entregue à China Eastern Airlines (CTGN)

Pedidos potenciais

Apesar da ausência das suas aeronaves, a Boeing pode se destacar em virtude do esperado anúncio de um grande pedido de até 80 widebodies 787 Dreamliner para a Thai Airways.

A transportadora tailandesa confirmou nos últimos dias que chegou a um acordo firme por 45 aeronaves com a Boeing (mais opções) e que usarão motores GE. Os novos 787-9 deverão ser recebidos a partir de 2027.

A Airbus, por sua vez, deverá focar em seus jatos de longa distância, incluindo também o A330neo, mas novos pedidos de jatos de um corredor são sempre uma possibilidade.

Boeing 737 MAX 10
Boeing 737 MAX 10 (Ricardo Meier)

C919, uma alternativa cada vez mais real

Diante da discrição das duas maiores fabricantes de aeroanves comerciais, a estatal COMAC poderá aproveitar o momento para atrair potenciais interessados pelo C919, jato comercial mais avançado já desenvolvido na China.

A aeronave de cerca de 164 assentos está numa fase de expansão da produção após ter entregue quatro aeronaves para a China Eastern Airlines, sua única operadora até aqui.

Enquanto não há preocupações quanto à demanda de clientes chineses (a lista de pedidos é enorme), a COMAC ambiciona exportar o C919 e para isso busca a certificação de tipo da EASA, a autoridade de aviação civil europeia.

Airbus A320neo
Airbus A320neo (Airbus)

A meta esbarra em restrições na cadeia de suprimentos, contudo. Embora seja um produto local, o C919 depende de muitos componentes ocidentais como os motores Leap-1C, da CFM.

Veja mais: Embraer levará seus principais aviões ao Singapore Airshow 2024

A fabricante trabalha para substituir itens por similares chineses, mas o processo deverá levar anos.

As dificuldades da Airbus e da Boeing para dar conta da demanda por jatos comerciais de um corredor, entretanto, tornam o C919 uma alternativa cada vez mais real.

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