Jato chinês C919 será apresentado no show aéreo de Zhuhai

Aeronave de passageiros fabricada pela COMAC foi certificada recentemente pela agência de aviação civil chinesa
O C919 vai concorrer com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737 (CCTV)
Certificado para voos comerciais: o projeto do C919 foi iniciado em 2008 (CCTV)

Certificado recentemente pela agência de aviação civil da China para operar voos comerciais, o jato de um corredor C919 da fabricante estatal chinesa COMAC será apresentado ao público durante o show aéreo de Zhuhai, o maior evento de aviação do país asiático. A feira acontece entre os dias 8 e 13 de novembro.

De acordo com a organização do evento, o novo avião comercial chinês fará apresentações aéreas de 15 minutos em cada um dos seis dias do festival. O C919 também poderá ser conferido de perto pelo público em apresentação estática.

Está será a segunda aparição do jato da COMAC num evento de aviação na China. Em novembro de 2020, o C919 foi apresentado na convenção aérea de Nanchang, onde realizou um sobrevoo diante do público.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

Outros destaques da indústria aeronáutica chinesa no show aéreo de Zhuhai serão a apresentação do avião anfíbio de grande porte AG600 e do cargueiro militar Y-20, ambos produzidos pela fabricante estatal AVIC.

Avião chinês para o mercado chinês, por enquanto

Ainda sem grandes ambições internacionais, a COMAC tem como principal objetivo abastecer o mercado aéreo chinês, hoje o segundo maior do mundo e no caminho para se tornar o primeiro, superando os EUA. No futuro, a fabricante estatal pode tornar a China independente da compra massiva de aviões fabricados no Ocidente, como ocorre atualmente.

O C919 é projetado para competir na mesma categoria dos tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, os jatos comerciais mais vendidos do mundo. Segundo dados da fabricante chinesa, o jato tem capacidade para embarcar até 168 passageiros e alcance de voo em torno de 4.000 km.

A COMAC informa em seu website (sem diferenciar pedidos firmes e opções de compra) que possui 815 pedidos pelo C919 de 28 compradores diferentes, sendo a maioria empresas chinesas. O cliente de lançamento do novo jato chinês será a China Eastern Airlines, que deve receber o primeiro exemplar da aeronave ainda este ano.

COMAC C919
Em termos técnicos, o C919 se aproxima mais do Airbus A320 (COMAC)

Um dos objetivos da fabricante é produzir 2.000 exemplares do C919 nos próximos 20 anos para atender o mercado doméstico. A meta parece ousada, mas é totalmente plausível por um motivo: o governo chinês controla a maioria das companhias aéreas do país e exigirá que elas comprem os produtos da COMAC, como já vem acontecendo com o jato regional ARJ21. Não à toa, a empresa estatal já tem uma lista de pedidos quase três vezes maior que a da Embraer.

Total
0
Shares
1 comments
  1. Indústria do cabresto…se não comprar…20 anos na solitária…
    Segundo a imprensa especializada, os aviões chineses são mais pesados que os ocidentais, devido ao pouco uso de materiais compostos.

Comments are closed.

Previous Post

Embraer perde 31 pedidos firmes de E175 da Republic Airlines

Next Post

Saab produz primeira fuselagem dianteira do caça Gripen no Brasil

Related Posts
Total
0
Share