Três maiores companhias da China recebem seus primeiros jatos ARJ21

Cada uma das empresas encomendou 35 unidades do jato regional fabricado pela estatal COMAC
COMAC ARJ21
Entrega tripla em 2020 (COMAC)

As três maiores companhias aéreas chinesas, a China Southern Airlines, China Eastern Airlines e a Air China, receberam nesse domingo, 28 de junho, seus primeiros jatos regionais ARJ21-700 da COMAC. A cerimônia de entrega simultânea das três aeronaves foi realizada na sede da fabricante em Pudong, na província de Xangai.

Segundo a COMAC, as três empresas vão receber cada uma três jatos ARJ21 até o final deste ano, todos configurados com capacidade para 90 passageiros. Ao todo, o trio de companhias encomendou 105 aeronaves (35 unidades para cada). As entregas devem ser concluídas até 2024.

Com as novas entregas, o ARJ21 agora opera com cinco transportadoras chinesas. Os outros clientes do jato são a Genghis Khan Airlines e a Chengdu Airlines, que iniciou os voos comerciais com a aeronave em 28 de junho de 2016 e já possui 20 aparelhos na frota.

Meio chinês, meio americano

Primeiro jato comercial fabricado na China, o ARJ21-700 é resultado de um antigo contrato assinado entre a McDonnel Douglas e autoridades chinesas, ainda nos anos 1980.

Na época, foi negociada uma autorização para montar aeronaves na China, com a transferência dos direitos de produção do antigo jato DC-9, que por sua vez originou o famoso MD-80.

O COMAC ARJ21-700 é projetado para transportar até 90 passageiros (Xinhua)
A Chengdu Airlines recebeu seu primeiro ARJ21 em 2016 e hoje conta com 20 aeronaves na frota (Xinhua)

O projeto chinês aproveitou a base do DC-9 e modernizou o interior, os equipamentos de voo e outros sistemas da aeronave, como o trem de pouso, motores e os tanques de combustível.

Segundo dados da Comac, o ARJ21-700 pode alcançar a velocidade máxima de 870 km/h e tem autonomia de até 2.200 km. A empresa chinesa também planeja uma versão de alcance estendido, o ARJ21-700ER, que poderá cobrir uma distância de até 3.700 km, e um modelo com maior capacidade, o ARJ21-900, para até 105 ocupantes.

Até o momento, a COMAC recebeu 378 encomendas pelo ARJ21-700. A maioria dos clientes são companhias aéreas chinesas, mas também há compradores do Laos, Indonésia, Congo, Myanmar e até uma empresa de leasing dos EUA, a GECAS.

Apesar do nome em homenagem ao imperador mongol, a Genghis Khan Airlines é uma aérea chinesa (Xinhua)

O ARJ21, por enquanto, é autorizado a voar somente na China, já que foi certificado apenas pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC) para rotas domésticas. Nos próximos anos, a fabricante quer obter as homologações do FAA, nos EUA, e da EASA, na Europa, o que poderá ampliar o mercado da aeronave.

Veja mais: FAB recebe terceira aeronave multimissão KC-390 da Embraer

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