Jato MC-21-300 é certificado pela Rússia

Modelo da Irkut é o mais avançado avião comercial já desenvolvido no país. Entrada em serviço deverá ocorrer dentro de nove meses

Dois dos protótipos do MC-21-300; versão foi certificada antes da guerra na Ucrânia (UAC)

A Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsia), como é chamada a autoridade de aviação civil da Rússia, emitiu o certificado de tipo para o jato MC-21-300, produzido pela Irkut, revelou a United Aircraft Corporation (UAC) nesta terça-feira, 28.

A certificação da aeronave ocorre mais de quatro anos e meio após o voo inaugural, em maio de 2017. Com capacidade para transportar de 163 a 211 passageiros, o MC-21-300 é equipado com motores Pratt & Whitney PW1400G, mas que estão com os dias contados no país.

“A obtenção do certificado de tipo da Agência Federal de Transporte Aéreo é o evento mais importante para o programa MC-21 e a indústria da aviação. O documento confirma a prontidão da aeronave MC-21-310 para a produção em série em escala real”, disse o chefe da Rostec Sergey Chemezov.

O jato “possui uma série de inovações de design e a cabine mais ampla de sua categoria. Tenho certeza de que tanto as companhias aéreas quanto os passageiros apreciarão isso ”, acrescentou.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O MC-21-310, que é equipada com motores russos PD-14: certificação esperada para 2022 (UAC)

A entrada em serviço, no entanto, só deverá ocorrer em setembro de 2022 com a Rossiya Airlines. A UAC precisa certificar a variante que é construída com uma seção central da fuselagem e asas produzidas em material composto pela AeroComposite. O primeiro MC-21-300 com esse padrão acaba de realizar o voo inaugural.

“Também testaremos a aeronave em condições de grande altitude, ventos cruzados fortes e temperaturas baixas e altas. Isso permitirá que a Rossiya Airlines opere o MS-21-300 em qualquer área geográfica ”, disse Andrei Boginsky, Diretor Geral da Irkut Corporation.

Outra variante, a MC-21-310, também tem previsão de certificação em 2022. Ela utiliza motores turbofan PD-14, desenvolvidos na Rússia. Por conta de sanções do Ocidente, a UAC tem realizado uma extensa substituição de componentes por similares produzidos no país.

A esperança é que o MC-21 possa superar o fracasso comercial do SSJ-100, um jato regional criado pela Sukhoi que, embora avançado tecnicamente, teve inúmeros problemas de confiabilidade.

Posts Similares