JetBlue encomenda mais 30 Airbus A220-300 e dispara como maior cliente do jato

Novo compromisso eleva o pedido da JetBlue para 100 jatos A220-300 e empresa dispara como o maior cliente da aeronave de entrada da Airbus

Um dos A220 da JetBlue (Tampa Airport)

A companhia norte-americana JetBlue Airways confirmou nesta semana um pedido firme com a Airbus para adquirir mais 30 jatos A220-300. Com essa nova ordem de compra, a empresa originalmente fundada por David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas, chega a 100 aeronaves do tipo encomendadas.

“Já estamos vendo os benefícios dos oito A220 que adicionamos à frota e estamos muito felizes por ter mais aeronaves a caminho”, disse Robin Hayes, CEO da JetBlue. “Com 30 A220 adicionais encomendados, estamos em posição de acelerar nossos planos de modernização da frota para oferecer um desempenho de custo mais forte e apoiar nossa estratégia de rede de cidades focadas.”

A JetBlue selecionou o A220 em 2018 para substituir sua frota de 60 jatos Embraer E190 de primeira geração, que devem ser retirados de serviço pela empresa até 2026. O processo promovido pela companhia aérea também teve a participação do novo E195 E2, que acabou preterido.

Primeiro A220-300 da JetBlue (Airbus)

Configurado para embarcar 140 passageiros (25 na econômica premium e 115 na econômica), o A220-300 da JetBlue amplia a oferta de assentos em 40% comparado ao E190, o que faz a aeronave da Airbus ter um custo por ocupante 30% menor que o modelo da Embraer.

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“É muito gratificante ver um cliente feliz voltando para adquirir mais aeronaves menos de um ano após a entrada em serviço de seu primeiro A220. Saudamos nossos amigos da JetBlue por este acordo histórico”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus.

A220 ultrapassa a marca de 700 pedidos

A nova encomenda da JetBlue elevou a carteira de pedidos firmes do Airbus A220 para 740 aeronaves. Atualmente, 15 companhias aéreas operam perto de 200 jatos da série em quatro continentes.

Embraer E190 da JetBlue (PierreSelim/Wikimedia)

Após um início de carreira tortuoso sob a batuta da Bombardier, projetista original da aeronave (que antes se chamava CSeries), o programa foi assumido pela Airbus em 2018 e rebatizado como A220. Desde então, com o amplo suporte do grupo europeu, as vendas da aeronave deslancharam.

Com 100 aeronaves encomendadas, a JetBlue se tornou o maior cliente do A220. Em seguida, com 80 pedidos, aparece a Breeze Airways, empresa dos EUA que também foi fundada por David Neeleman.