John Rodgerson confirma que Azul encomendará mais jatos da Embraer

Em encontros com o governo em Brasília, presidente da companhia aérea afirmou que pretende chegar a 200 cidades atendidas em até quatro anos
John Rodgerson confirmou novo pedido de jatos E2, da Embraer (Thiago Vinholes)
John Rodgerson confirmou novo pedido de jatos E2, da Embraer (Thiago Vinholes)

O presidente da Azul, John Rodgerson, colocou o mercado em polvorosa nesta quinta-feira (16) ao revelar em encontro com o presidente Jair Bolsonaro que a companhia aérea vai anunciar uma nova encomenda de jatos da Embraer. Sem dar detalhes do acordo, o CEO apenas afirmou aos jornalistas presentes que estava ali “para anunciar para você que vamos comprar 75″. A empresa não emitiu qualquer comunicado nesse sentido até a publicação dessa matéria, mas a ampliação dos pedidos dos jatos E2 brasileiros já havia sido cogitada em encontro com a imprensa no ano passado.

Atualmente, a Azul possui um pedido para 51 jatos E195-E2, a maior versão nova família de aeronaves da fabricante brasileira, entre aquisição direta e por meio de leasing. Em outubro, Rodgerson havia dito que a empresa pretendia acrescentar 24 unidades a esse pedido, o que elevaria a encomenda justamente para 75 aviões. Não se sabe, no entanto, se o CEO quis dizer que o pedido seria de mais 75 aeronaves, o que elevaria esse total para 126 jatos. Questionada pelo Airway, a Azul respondeu que “detalhes sobre a atualização do plano de frota da companhia serão anunciados em breve”.

A informação está em linha com outra declaração dada pelo executivo nesta quinta, a de que a Azul pretende chegar a 200 cidades atendidas no Brasil em três ou quatro anos. Com a aquisição da regional TwoFlex, o total de aeroportos em que ela irá operar é de aproximadamente 150. Como a empresa já voa para praticamente todos os maiores mercados do país, essa expansão se daria em cidades menores e fariam com que os hubs da companhia tivessem um movimento muito grande, fazendo com que seja preciso reforçar a frota de jatos.

Com 136 lugares na configuração adotada pela Azul, o E195-E2 passou a substituir seu antecessor com folga, transportando 18 passageiros a mais e voando com um custo por assento bem inferior. Mas resta a dúvida se a Azul não poderá optar por variantes menores da nova família de jatos da Embraer. Hoje, a companhia aérea possui uma frota pequena de aviões com capacidade entre 70 e pouco mais de 100 assentos: são seis E190 com 106 lugares e 33 turbo-hélices ATR 72, com 70 assentos.

O desconto da Azul na Black Friday é 20%, válido para voos com embarques em 2018 (Airbus)
A Azul pretende operar 80 aviões da família A320neo em 2024 (Airbus)

Como a frota de E195 e E190 será retirada à medida que os E2 sejam entregues, a Azul terá uma enorme lacuna para preencher entre o ATR e o E195-E2 e que poderia ser preenchida pelo E175-E2, por exemplo. A versão menor do Embraer é capaz de acomodar 90 passageiros com pitch de 29 polegadas, espaço superior ao oferecido no irmão maior na Azul. Com economia semelhante, o E175-E2 poderia ser viável em rotas onde hoje a companhia não utiliza seus jatos. Ao mesmo tempo, seria um enorme estímulo para a Embraer, que não tem nenhum pedido do modelo até agora.

É provável, no entanto, que o pedido extra seja mesmo apenas da versão E195-E2, reforçando sua frota com uma aeronave que pode servir de apoio aos A320neo, aeronaves que hoje são as mais importantes da empresa e dos quais já opera quatro dezenas. A ampliação da encomenda pode fazer com que a companhia de David Neeleman chegue perto de ter uma frota de 200 aviões. Em gráfico apresentado no ano passado, a Azul planejava chegar à 2023 com 170 aeronaves, 46 delas do E195-E2. Com 80 aviões da família A320neo, mais 32 ATR e 12 A330, esse número pode ser atingido antes da metade da década.

Com capacidade para 90 passageiros, o E175-E2 poderia se encaixar entre os ATR e o E195-E2 (Embraer)

Veja também: Azul vai voar de Viracopos para Nova York a partir de junho

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  1. As matérias publicadas por aí a esse respeito dão a entender que a Azul teria encomendado 75 aeronaves além das 51 já encomendadas no ano passado. Este site explica um pouco melhor, mostrando que é uma complementação para chegar, no total, ao número de 75 unidades. Espero que logo logo sejam dadas maiores informações, já que ainda sabemos muito pouco.

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