Maior avião anfíbio do mundo, AG600 completa primeira decolagem na água
Aeronave com mais de 50 toneladas tem porte semelhante ao do jato comercial Boeing 737


Maior avião anfíbio da atualidade, o AG600 “Kunlong” projetado pela chinesa AVIC, completou no último sábado (20/10) sua primeira decolagem a partir da água. A aeronave partiu da represa de Zhangue, na margem do aeroporto de Jingmen, na China. O modelo já vinha sendo testado em voo desde dezembro de 2017, mas operando somente a partir de pistas em terra firme.
A categoria do AG600 também é conhecida como “Flying Boats” (Barcos Voadores). A principal característica desse segmento é a parte inferior da fuselagem do avião com formato semelhante ao casco de um barco.
E o novo avião da AVIC é um barco voador e tanto: a aeronave tem 36,9 metros de comprimento por 38,8 m de envergadura e pode decolar com peso máximo de 53.500 kg. Tal porte (exceto pelo peso máximo de decolagem) é semelhante ao do Boeing 737-700, como os usados pela companhia aérea Gol.
O AG600 é um dos três grandes projetos de aeronaves em andamento na China com apoio do governo. Os outros aviões são o cargueiro militar Y-20, desenvolvido pela Xi’an, e o jato comercial C919, da COMAC.
Diferentemente do Y-20 e o C919, que utilizam uma série de itens importados, o avião anfíbio da AVIC é o projeto chinês com a maior proporção de componentes desenvolvidos localmente. Segundo a fabricante, cerca de 98% dos itens da aeronave são produzidos na China, inclusive os motores turbo-hélice Dongan WJ-6.
O barco voador chinês também apresente números interessantes sobre desempenho. De acordo com a AVIC, a aeronave pode voar a velocidade máxima de 570 km/h (e cruzeiro de 500 km/h), a 10.500 metros de altitude, e tem autonomia para até 4.500 km.
Por que um avião anfíbio tão grande?
O AG600 é desenvolvido para voar com operadores civis ou militares. Conforme dados do fabricante, o avião pode transportar 50 passageiros ou então embarcar 12 toneladas de cargas. Essa capacidade será bem-vinda para o abastecimento e operações logísticas das polêmicas ilhas artificiais que a China vem erguendo na região do Mar do Sul da China.

Outras funções importantes do avião anfíbio chinês serão missões de busca e resgate e a possibilidade de combater incêndios. Para atuar nessa tarega, o AG600 será equipado com um sistema capaz de bombear mais de 12.000 litros de água para reservatórios internos em apenas 20 segundos.
A AVIC já recebeu 16 encomendas pelo AG600, todas oriundas da China. A empresa, porém, ainda não divulgou a identidade dos futuros operadores da aeronave.
Soviéticos já foram mais longe
O AG600 é o maior avião anfíbio da atualidade, mas não o maior de todos os tempos que já voou. Esse título pertence ao Beriev A-40 Albatros, projeto iniciado nos tempos da antiga União Soviética e cujo retorno vem sendo cogitado pelo governo russo nos últimos anos.

O Albatros voou pela primeira vez em 1986, mas o projeto acabou suspenso após o colapso da União Soviética, em 1991. A aeronave, porém, deixou sua marca na história da aviação e estabeleceu 140 recordes em sua categoria, entre eles a de avião anfíbio mais rápido do mundo com a marca de 800 km/h e de maior porte nesse nicho
O A-40 mede 43,8 metros de comprimento por 41,6 m de envergadura de asas. Já seu peso máximo de decolagem fica em torno de 86.000 kg. A principal função do Albatros na antiga URSS eram missões de guerra submarina.
Nota do editor: vale lembrar que um avião anfíbio, que pousa na água e na terra, é diferente de um hidroavião, que opera exclusivamente na água.
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