Gol altera logomarca para evitar confusão com “Gool”

Companhia aérea detectou que passageiros no exterior pouco familiarizados com ela pronunciavam errado o seu nome
737 MAX com a nova logomarca (Reprodução)
Boeing 737 MAX com a nova logomarca da Gol (Reprodução)

Introduzida em julho de 2015, a nova identidade visual da companhia aérea Gol manteve o tom laranja, mas buscou modernizar sua imagem, então muito associada à passagens baratas e serviço simples. A logomarca, conhecida pela sobreposição da letra “O”, no entanto, foi mantida mas com uma releitura onde uma das letras tinha o papel de “sombra” da primeira. O que a empresa não esperava é que, em sua expansão internacional, seu nome passasse a ser confundido por passageiros que a não conhecem. Segundo um comunicado interno para os funcionários, esses clientes estavam chamando a companhia de “Gool“.

Por essa razão, a Gol promoveu uma alteração em sua logomarca que passou a ser vista na internet nesta semana. Ela consiste num rearranjo dos dois “O” em que eles passam a estar mais próximos para evitar a confusão. “Identificamos que em locais onde não se fala a língua portuguesa e entre clientes com pouca familiaridade com a Gol era comum a leitura de ‘Gool'”, diz parte do texto interno.

Consultada, a assessoria de imprensa da companhia preferiu afirmar que “faz parte da história da GOL conectar pessoas e destinos, com segurança e inteligência. Ao longo de 17 anos no mercado, a companhia cresceu, se tornou a aérea número um em transporte de passageiros no país, e está cada vez mais próxima no relacionamento com os seus Clientes. Os Novos elos traduzem a essência da Nova GOL e, com sua união, deixamos claro como gostamos de ser, próximos. Juntos, a GOL quer voar mais longe, ligando também novos mercados, com o propósito de ser sempre a primeira para todos”.

A evolução da logomarca da Gol: esforço para não confundir nome com “Gool”

Descrição pomosa, mas pouco transparente em relação ao principal motivo da mudança. Apesar da necessidade de alterar novamente a pintura de dezenas de aviões como também impressos, uniformes e outros itens que apresentam a logomarca, a Gol nega que haverá custo extra para isso. Segundo a companhia, as alterações nas aeronaves serão feitas à medida que elas precisem de repintura. O primeiro avião com a nova logomarca, inclusive, está na Boeing prestes a ser entregue, o PR-XME, cuja imagem abre esse material e estava presente no e-mail enviado pela direção da empresa aos colaboradores.

Mercado norte-americano

A novidade chega poucos dias antes da reestreia da Gol no mercado norte-americano. No domingo 4 de novembro os voos diários Brasília-Miami, Brasília-Orlando, Fortaleza-Orlando e Fortaleza-Miami decolarão utilizando as novas aeronaves Boeing 737 MAX 8, com capacidade para 186 passageiros e maior alcance. Ou seja, mais do que no momento de lançar a alteração em seu logo para não encontrar seus novos clientes chamando a empresa de “gul”.

Com informações do fórum Contato Radar.

Veja também: Primeiro Boeing 737 MAX 10 da Gol deve chegar em 2022

Black Friday: Gol oferece desconto no wi-fi e Smiles tem opções de resgate de passagens com menos pontos (Divulgação)
A atual indentidade visual foi introduzida em julho de 2015 (Divulgação)

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Altino Lima
Altino Lima
3 anos atrás

Boa noite amigos da GOL! Meus parabéns! Ficou lindo esse novo logotipo!

Previous Post
(Xinhua.net)

Maior avião anfíbio do mundo, AG600 completa primeira decolagem na água

Next Post

Azul adia para fevereiro de 2019 estreia com o novo jato A330neo

Related Posts
Total
0
Share